Patriotas denuncia injúria racial contra dois atletas da equipe em jogo do Paranaense Sub-20

Foto: reprodução

Jogo foi em Paranaguá

O Patriotas denunciou que dois jogadores de sua equipe, Yuri e Kayke, foram ofendidos com palavras de cunho racista, sendo chamados de “gorila” ao fim do jogo contra o Rio Branco, no Estádio Estradinha, em Paranaguá, no sábado, pela sexta rodada do Campeonato Paranaense Sub-20.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, o torcedor, um homem de 25 anos, morador do bairro Jardim Eldorado, proferiu ofensas racistas contra os jogadores Kayke Soares da Silva, de 18 anos, e Yuri Henrique Guilherme Martins, de 19, ambos do Patriotas. Durante o jogo, o torcedor teria chamado os atletas de “gorila”, atitude confirmada pelas vítimas.

Com base na Lei nº 7.716/1989, que tipifica os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, o torcedor foi conduzido à Delegacia Cidadã de Paranaguá para os procedimentos legais. A ocorrência foi registrada e segue agora sob responsabilidade da Justiça, que tomará as medidas cabíveis conforme a legislação.

A Federação Paranaense de Futebol não havia emitido qualquer posicionamento sobre o ocorrido. Da mesma forma, o Rio Branco Sport Club também não se manifestou a respeito da atitude de seu torcedor.

Confira a nota do Patriotas:
"Racismo, não tem e NUNCA terá vez!

O Patriotas Futebol Clube repudia de forma veemente o fato ocorrido após o fim da partida pelo Paranaense Sub-20 Série A, diante do Rio Branco, nessa tarde, no estádio Nelson Medrado Dias, em que os atletas do Quadricolor, Yuri e Kayke, foram ofendidos com palavras de cunho racista, sendo chamados de “gorila”.

O ocorrido foi reportado ao árbitro da partida e direcionado até a polícia militar presente no local, que após indentificar o “torcedor” do Rio Branco, o conduziu a delegacia, juntamente com os atletas que foram vítimas do ato.

O boletim de ocorrência foi registrado e os atletas prestaram depoimento na delegacia. O Patriotas aguarda a decisão dos responsáveis, diante desse absurdo.

JAMAIS IREMOS TOLERAR!"

Súmula - Na súmula da partida, o árbitro Mansley Lúcio dos Santos registrou o acontecido, mas apenas citando um dos dois atletas. Confira abaixo o registro da súmula:
"Aos Final do jogo, o atleta Yuri Henrique Guilherme, nº 05, da equipe Patriotas, veio ao centro de campo em direção a equipe de arbitragem, dizendo que ele ,supostamente, havia sofrido um ato de racismo, de um torcedor que estava na Torcida do Rio Branco, ao ser chamado de "macaco". Não presenciei o ato, mas respeitando a problemática do caso, avisei o policiamento que estava em campo e foram ate o ''Suposto infrator'', encaminhando-o para delegacia, onde será realizado um boletim de ocorrência pela equipe do Patriotas. Policiamento esteve em campo, como responsável Aspirante Keller".

Histórico de polêmicas - Esse episódio não é o primeiro envolvimento do torcedor acusado em situações controversas. Em 18 de abril, durante a partida entre Patriotas e Toledo, o mesmo torcedor já havia gerado polêmica ao se envolver em uma discussão com Marcos Amaral, diretor executivo de futebol do Rio Branco, nas arquibancadas do estádio Fernando Charbub Farah, o Caranguejão. A rivalidade entre o torcedor e o dirigente chegou a um ponto de troca de provocações e acusações mútuas.


O jogo -
O Rio Branco, que jogou em casa, venceu o Patriotas por 2 a 1. Os visitantes saíram na frente com Samuel, aos 35 minutos do primeiro tempo. Mas, na segunda etapa, Kaíque, aos 28', e Davi, aos 36', viraram para o time mandante.

Segundo caso - Este é o segundo caso de injúria racial no Campeonato Paranaense Sub-20 de 2025. Em jogo realizado na Vila Olímpica, em Curitiba, o Londrina denunciou que o zagueiro Matheus Costa sofreu insultos racistas de Eduardo Ribas, jogador do Paraná Clube.

Depois da denúncia da injúria racial em campo, os jogadores de Londrina e Paraná Clube iniciaram confusão no gramado. O zagueiro Cadu Cezarino, responsável pela queixa, partiu para cima de Eduardo Ribas e o agrediu com um soco. Em vídeo, o jogador do Tubarão disse que não se arrependeu do ato e que contra racista faria de novo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações