O recorde de Lamine Yamal e os jogadores mais novos da Eurocopa

Por Lucas Paes
Foto: Getty

Yamal é uma enorme promessa espanhola

O segundo dia de jogos da Eurocopa ficou marcado pela criação de uma marca história, quando a Albânia marcou o gol mais rápido da história da competição até aqui, aos 24 segundos do jogo diante da Itália, que a Azzurra venceria de virada. Aquela marca, porém, não foi a única que foi escrita no sábado, já que, inclusive antes do jogo dos italianos, a Espanha criou um recorde tão impressionante quanto o gol, quando colocou em campo o jogador mais jovem da história da Eurocopa: o já incrível Lamine Yamal, de apenas 16 anos, que deu uma assistência na partida da Fúria.

Yamal é um dos vários e incontáveis casos de revelações de La Masia, mas o atacante, que ainda vai completar seus 17 anos em julho, impressiona pelo nível de qualidade que já demonstra em tão pouca idade, sendo inclusive um dos grandes destaques do time espanhol na vitória diante da Croácia por 3 a 0, na estreia. O recordista é considerando um dos maiores prospectos já criados pela fábrica de craques de La Masia e chegou a Seleção Espanhola principal. 

O descendente de marroquinos é um caso especial de quebra de recordes em todos os níveis, batendo diversas marcas dentro do futebol espanhol e na própria seleção, onde com pouco mais de 16 anos e um mês, marcou seu primeiro gol logo em sua estreia, numa goleada diante da Geórgia pela eliminatória da Eurocopa. Na competição, é o mais jovem a jogar, quebrando a marca de Kowzlozki, da Polônia, que a criou em 2021 e outros nomes como Bellingham, também em 2021, Willems e o histórico belga Enzo Scifo. 

Na atual edição, Yamal não é a única promessa interessante atuando. Na própria Espanha, Gavi é um dos donos da meiuca do time e tem apenas 19 anos de idade. Além dele, chamam atenção nomes como Leo Sauer, da Eslováquia, de apenas 18 anos, titularíssimo do Feyenoord, o turco Arda Guler, que aos 19 anos já é parte importante do elenco do Real Madrid, o português João Neves, de 19 anos, destaque do Benfica e outros um pouco mais velhos, como Xavi Simmons, Musiala e Hojlund. 


A Eurocopa tem um histórico bem interessante com jovens jogadores. Na questão de gols marcados, a lista de mais jovens que foram as redes possuí nomes como Rooney, Stojkovic, Cristiano Ronaldo, Kluiver e, é claro, o suíço Volanthen, que tinha 18 anos e 141 dias quando fez o gol de honra suíço diante da França, em 2004. Cristiano Ronaldo jogou inclusive a final da competição com apenas 19 anos, na zebra histórica de 2004. 

Yamal, que já quebrou o recorde de mais jovem a jogar, quebrará também o de marcar caso faça algum gol pelo time da Fúria. Restará acompanhar a saga do garoto, que é parte de um time que, apesar de não figurar teoricamente no grupo dos principais favoritos, é forte o suficiente para ir longe. As marcas de Lamine, então, podem se tornar ainda maiores em breve. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações