A passagem de Juan Antonio Pizzi no mexicano Toluca

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Pizzi no Toluca

A Argentina é, sempre foi e provavelmente sempre será uma colossal produtora de bons, ótimos e absudos atacantes. Desde centro-avantes matadores, como Baptistuta, Crespo, Higuaín e mais recentemente Julian Alvarez e Lautaro Martinez a homens que infernizam defesas nas pontas e jogam até no meio-campo devido a qualidade técnica apurada, como Di Maria, Lavezzi e, é claro, num nível mais colossal, Maradona e Messi. Um dos bons filhos produzidos pelo país, que depois prestou serviços a Espanha é o hoje treinadoe e ex-atacante Juan Antonio Pizzi, que teve um "trampolim" no Toluca. 

Nascido em 7 de junho de 1968, Pizzi era um atacante que podia tanto ser o camisa 9 de referência como o cara que faria uma dupla de ataque com algum outro atleta. Iniciou sua trajetória no Rosário Central, da Argentina, tendo ótimos momentos na Acade em seus primeiros naos como atleta azul y oro. Foi de lá que fez uma passagem trampolim no Toluca.

Chegou ao México trazido como o grande nome do Toluca para a temporada, após um desempenho espetacular no Campeonato Argentino anterior, onde ajudou o Rosário Central a ficar na quarta posição. Desde o começo, mostrou suas qualidades vestindo a camisa dos Diablos Rojos, marcando gols já no começo de sua passagem. Rapidamente caiu nas graças da torcida.


Apesar de não conseguir levar a equipe a grandes sucessos na tabela, Pizzi ficou marcado pelos gols que fez em seus jogos pelo Toluca, com grandes atuações que o fizeram ganhar enorme carinho da torcida local. Foram, no total, 12 gols na liga mexicana e outros dois na Copa do México, números que o fizeram terminar como artilheiro do time na temporada, com 14 gols. Seu bom futebol chamou a atenção do Tenerife, que o comprou ao final do biênio 1990/1991.

Pizzi se tornaria um dos grandes nomes da história do Tenerife, numa época onde o clube se acostumava a jogar a primeira divisão espanhola com alguma frequência. Seus bons anos na Espanha o fizeram inclusive se naturalizar espanhol, o que fez com que jogasse a Eurocopa de 1996 e a Copa do Mundo de 1998 na Fúria. Ele pendurou as chuteiras em 2002, no Villareal. Hoje é treinador, comandando a seleção do Bahrain, tendo passado por vários clubes, inclusive pelo Valencia, da Espanha.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações