Na segunda divisão alemã, times tradicionais seguem ocupando a parte baixa da tabela

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Schalke 04

Schalke e Nuremberg são dois dos tradicionais na 2 Bundesliga

O rebaixamento de times tradicionais e até grandes no futebol não é novidade. O Brasil recentemente viu o Santos sucumbir para essa realidade de maneira inédita, a Argentina, na década passada, viu o River sofrer desse mal. Já a Alemanha teve dois titãs rebaixados recentemente, o Schalke 04, que enfrenta a pior crise de sua história e o Hamburgo. Porém, outros times tradicionais frequentam os caminhos da 2.Bundesliga. E a maioria deles neste momento está brigando na parte baixa da tabela.

A segunda divisão do país da cerveja é um dos maiores celeiros de histórias interessantes do futebol "underground" (se é que dá para chamar um campeonato da Alemanha disso) do planeta. Hoje, o segundo nível germânico conta com a saga incrível do Hamburgo, que de não rebaixado parece ter passado a ser o time que não consegue subir, a luta de Holsten Kiel e de Hamburgo pelo título, já que o acesso está bem encaminhado, entre outras questões. Há, claro, a presença de grandes e tradicionais na parte debaixo da tabela.

O calvário de equipes de mais nomes na segunda divisão atual começa por uma situação que é mais simplesmente entediante que qualquer outra coisa, que é o caso do Hertha Berlin, nome por muito tempo presente na Bundesliga. Ocupando a nona colocação, o time da capital não vai nem cair e nem subir na atual temporada. As coisas começam a ficar nebulosas logo após o time berlinense.

Numa briga que, matematicamente pelo menos, ainda existe contra a queda a terceira divisão, encontram-se times muito tradicionais. Campeão da Recopa Europeia e um dos times fortes da Oberliga da Alemanha Oriental, o Magdeburg, campeão da Recopa Europeia em 1974, ainda está envolvido nesta batalha. Logo abaixo dele, aparecem os nomes que mais causam espanto: Schalke 04, Nuremberg e o Kaiserslautern.

O Schalke na verdade se recuperou recentemente, tendo vivido momentos piores na temporada. Assim como o Magdeburg, ele só depende de si para se manter na segundona, com um empate bastando para assegurar permanência, logo na sequência, o Nuremberg, na mesma situação, tem porém uma missão que pode se tornar mais tensa, já que enfrenta Hamburgo e Elvensberg nas últimas rodadas, time que estão acima dele na tabela. Um pouco mais afundado, mas também a uma vitória de escapar está o Kaiserslautern, campeão alemão em 1998. Curiosamente, este último terá ainda a final da Copa da Alemanha, contra o fenomenal Bayer Leverkusen, ao final da temporada.


É bem possível que todos esses tradicionais permaneçam na segundona, já que ainda há o Entracht Braunschweig na briga, mas as dificuldades mostram quanto essas antigas forças do futebol alemão, uma delas campeã ainda nos anos 1990, tiveram queda na força que um dia possuíram. O Schalke sozinho chama muita atenção, já que a situação do clube é tão caótica que até a venda do estádio foi cogitada. 

A segunda divisão alemã terá sua conclusão no próximo domingo, dia 19 de maio. Na parte alta da tabela, a briga pelo título envolvendo o Kiel e o St. Pauli tende a seguir até a última rodada, enquanto o Hamburgo mantém pequenas esperanças já que a distância para o Dusseldorf é de quatro pontos. Na Bundesliga, o terceiro colocado da segundona enfrenta o 16º da primeira divisão para definir quem de fato integrará a competição em um playoff de dois jogos. Os dois primeiros sobem direto. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações