Há 22 anos, sem os grandes na disputa, Ituano ganhava o seu primeiro Paulistão

Com informações da FPF
Foto: arquivo

Richarlyson, Lúcio e Pierre, que depois fariam sucesso em grandes equipes, estavam no elenco

Vivendo um 2024 para esquecer, tendo sido rebaixado no estadual e indo mal no Brasileirão Série B, o Ituano tem o que comemorar neste 12 de maio, já que se comemora 22 anos do seu primeiro título do Campeonato Paulista.

Efervescia a discussão acerca da legislação do futebol e do esporte em geral e uma das medidas tomadas diante das novidades neste sentido foi o inchaço dos torneios regionais, em detrimento dos estaduais. Assim, pela primeira vez em 100 anos, os principais clubes do Estado de São Paulo estavam fora da disputa do Campeonato Paulista que voltava a ser em pontos corridos com o equilíbrio entre as equipes do interior salvando a competição.

Ao contrário do que faziam desde a sua fundação, os principais clubes de São Paulo, neste ano, não se preocupariam em ganhar o Paulistão, mas sim o turbinado Torneio Rio-São Paulo. Pela primeira vez com 16 equipes, a competição interestadual teria a participação de nove paulistas: Corinthians, Guarani, Palmeiras, Paulista, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Caetano e São Paulo.

Desta maneira o Campeonato Paulista de 2002 contaria apenas com 12 equipes que, à exceção da Portuguesa Santista e do Juventus, eram todos do interior do estado. Estes times se enfrentariam em turno e returno, sendo proclamado campeão o que somasse mais pontos ao final das 22 rodadas previstas. O campeão paulista ainda enfrentaria os três melhores posicionados no Rio-SP para decidir o supercampeão paulista.

Com equipes equivalentes em força e tradição, a edição deste Paulista foi marcada principalmente pelo equilíbrio. Até a 17ª rodada do estadual, seis times, metade deles, já haviam ficado pelo menos uma vez na liderança da competição, e nessa lista não está incluído o campeão Ituano. Líder entre a 12ª e 17ª rodada, o União São João foi quem mais esteve na ponta da tabela e despontou como um dos principais candidatos ao título.

Sem jamais assumir a primeira posição até então, o Ituano sempre esteve à espreita dos melhores times do campeonato, oscilando entre a segunda e a quinta colocação. A virada na tabela aconteceu fora de casa, na 18ª rodada. O time de Araras perdeu em casa para o União Barbarense, enquanto o Ituano fez 3 a 0 na Portuguesa Santista, em Santos.

Líder no momento crucial do campeonato, o clube de Itu tinha 37 pontos contra 33 do União São João quando se encontraram na penúltima rodada do campeonato. Além deles, o Santo André, com a mesma pontuação do segundo colocado, além de Rio Branco, Mogi Mirim e Juventus, todos com 31, também sonhavam com o título, embora as chances fossem remotas.

Jogando em casa, o empate era um resultado importante para o Ituano diante do principal concorrente pelo título que, porém, aos 43 minutos marcou o gol da vitória com Valdo, lateral esquerdo que, de direita fez um golaço. Derrotados, Mogi Mirim e Santo André se despediam das chances de título.

Na última rodada, dia 12 de maio, Ituano, União São João, Rio Branco e Juventus podiam ser campeões. O time da Mooca precisava vencer a Inter em Limeira e torcer por derrota dos outros três, tirando ainda uma diferença de oito gols em relação ao líder. O Rio Branco, por sua vez, além de vencer o União Barbarense em casa, teria de torcer contra os dois times à sua frente e livrar uma diferença de apenas dois gols.


O time de Americana venceu seu jogo por 2 a 1, enquanto o Juventus venceu por 3 a 2 e assim esteve longe de tirar a diferença no saldo de gols. Ituano e União São João empatavam com América e Matonense, respectivamente, até os minutos finais, mantendo a emoção na disputa pelo título. Silvinho, atacante do Ituano, porém, marcou aos 40 minutos do segundo tempo o gol do título da equipe que dependia apenas das suas forças para ser campeã.

O Ituano repetiria a dose em 2014, já com os grandes em ação, batendo o Santos na final, em pleno Pacaembu. Mas, o feito de 2002, mesmo depois tendo perdido o Supercampeonato para o São Paulo, ficou na memória dos torcedores do Galo de Itu.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações