Em dia iluminado de Lookman, Atalanta faz história, quebra invencibilidade do Leverkusen e é campeã da Liga Europa

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Atalanta BC 

Lookman foi o nome da partida

A história foi escrita em Dublin. Diante de um time que defendia a invencibilidade de 51 jogos na temporada, que parecia intransponível e era o favorito, a Atalanta não se intimidou, contou com uma jornada inspirada de Lookman e não tomou conhecimento do Bayer Leverkusen na decisão da Liga Europa. A Dea bateu os alemães por 3 a 0, na noite europeia desta quarta, dia 22 de maio, um dia que segue sendo perfeito para as equipes da bota, que nunca deixaram de ser campeões em finais nessa data. O Aviva Stadium viu uma festa azul e preta e a consagração do trabalho de Gasperini: A Dea é campeã da Liga Europa.

Um pouco diferente da jornada que fez na Bundesliga, o Leverkusen sofreu um pouco mais na Liga Europa, principalmente no mata-mata, buscando viradas improváveis contra o Qaarabag e recentemente, nas semifinais diante da Roma, quando buscou um 2 a 2 contra os Gialorrossi. A Atalanta fez ótima campanha também, com enorme destaque para a colossal classificação diante do favorito Liverpool, vencendo por 3 a 0 dentro de Anfield Road. Nas semifinais, eliminou com alguma facilidade o Olympique de Marseille. Nesse meio tempo, porém, perdeu recentemente a final da Copa Itália para a Juventus.

Sensação do futebol mundial em 2024, o Leverkusen entrou em campo irreconhecível. Pressionado desde o começo pela Dea, o time de Xabi Alonso, talvez sofrendo com o cansaço, viu Lookman abrir o placar aos 12 minutos, numa ótima jogada coletiva dos nerazzurri que terminou numa finalização perfeita dele dentro da área. Sem diminuir o ritmo, os italianos chegaram ao segundo aos 26', numa linda jogada individual de Lookman, que fez um golaço. 

Foi só a partir dos 30 minutos que a Atalanta diminuiu o ritmo e permitiu ao Bayer um pouco mais de campo. Mesmo assim, o campeão alemão parecia uma sombra de si mesmo. As melhores chances ainda eram italianas e De Kaetalare chegou perto do terceiro aos 40 minutos. 


O Leverkusen voltou mais ligado no segundo tempo. Até viu a Dea criar primeiro, mas no geral tinha mais segurança e domínio na meia cancha. Aos 14', Frimpong perdeu uma chance incrível dentro da área. A Atalanta, se não conseguia mais exercer a pressão insana que demoliu o Leverkusen na primeira etapa, conseguia pelo menos se defender com a competência digna de um time italiano quando o precisa fazer. 

Aos 30 minutos, a situação ficou praticamente irreversível: em um rápido contra-ataque, Lookman, iluminado, enorme, gigante, o homem da final, recebeu de Scamacca, fintou o defensor e acertou um canudo no ângulo. A partir daí, foi basicamente só esperar a festa, em mais um 22 de maio com festa italiana no futebol europeu.

Foi o primeiro título de Liga Europa da história da Atalanta, foi o primeiro título de primeiro patamar da Dea desde 1963, o primeiro no geral desde 2011, quando a equipe ganhou a Série B e desde então esteve na Série A, nos últimos anos sendo uma das sensações do país. O troféu premia o excelente trabalho de Gasperini a frente da Dea desde 2016. Ao Leverkusen, restará agora a decisão da Pokal, diante do Kaiserslautern, que será jogada no sábado, em Berlin. Este sim, um título jamais vencido pelo atual campeão alemão. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações