As passagens de Válber pelo Botafogo

Por Fabio Rocha
Foto: Juha Tamminen

Válber quando defendeu o Botafogo

Válber Roel de Oliveira foi um bom jogador na década de 90, sendo muito versátil, atuando em praticamente todas as posições do campo. Com passagens por diversos clubes brasileiros, ficou conhecido por ter atuado nos quatros grandes do Rio de Janeiro, mas foi no Botafogo que conseguiu ter muito destaque. 

O jogador nasceu no Rio de Janeiro, no dia 31 de maio de 1967, e começou a sua carreira na base do Tomazinho. Foi pelo clube carioca que estreou no profissional em 1987, fazendo bons jogos como zagueiro. 

Em seu primeiro ano de profissional, aos 20 anos, foi muito bem e no ano seguinte foi contratado pelo São Cristóvão. Ficou duas temporadas no clube, fazendo bons jogos e chamando a atenção de alguns clubes do estado, principalmente após o Campeonato Carioca de 1989. 

Depois de boas atuações, o jogador acabou sendo negociado com o Fluminense em 1990. Porém, atuando na zaga teve pouco espaço e quando atuou não foi muito seguro, então passou boa parte da temporada no banco de reservas, sem ser aproveitado. 

Válber ficou no clube até o primeiro semestre de 1991, pois logo depois o seu contratado com o tricolor carioca acabou e ele acabou indo para o rival Botafogo, para a disputa do Campeonato Carioca. 

Porém, não conseguiu retomar seu bom futebol atuando como zagueiro do clube, ficou boa parte do segundo semestre como reserva, entrando em alguns jogos menos expressivos. O seu desempenho como defensor não estava agradando, mas Válber tinha muita qualidade com as bolas nos pés e poderia render em outras funções. 

Em 1992, na disputa do Campeonato Brasileiro, o jogador começou a ser utilizado em outras funções, começou sendo testado como meia-armador, mas também não se encontrou. Logo na sequência foi para volante, mas ainda não tinha um bom desempenho. 

Ainda no início da competição, Válber foi testado como lateral e conseguiu fazer uma boa atuação, ganhando sequência na posição. Com o passar dos jogos foi ganhando destaque e tornou-se um dos principais atletas da posição no futebol brasileiro. 


Tanto que neste período foi convocado para a seleção brasileira para atuar na lateral. As suas boas atuações e a da equipe levaram o Botafogo ao vice-campeonato brasileiro, ficando muito perto da conquista nacional. 

Com o final do Campeonato Brasileiro, o jogador entrou para a Seleção do Bola de Prata, que premia os melhores jogadores da competição. Além disso, o São Paulo viu potencial no jogador e decidiu contratar para o restante da temporada. 

Depois de passar pelo São Paulo, Flamengo, São Paulo e Vasco, o jogador retornou ao Botafogo em 1999 para a disputa do Campeonato Carioca. Porém, após o final da competição, Válber recebeu uma proposta do Fluminense e acabou aceitando, deixando o alvinegro carioca.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações