Há 71 anos, Corinthians conquistava o Rio-São Paulo na última partida

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

A equipe campeã

O Corinthians tem em sua história um conhecido hiato enorme de títulos que ocorreu entre os anos de 1954 e 1977, quando foi conquistado o histórico título estadual sobre a Ponte Preta. Antes disso, o Timão escreveu, pouco antes do título estadual de 1954, uma das histórias mais incríveis de sua trajetória, quando ficou numa situação bastante adversa após seu último jogo, mas contou com a ajuda do Santos para conquistar o título do Rio-São Paulo de 1953.

A última partida do torneio ocorreu há exatos 71 anos, quando o Timão foi até o Maracanã e diante do Cruzmaltino, acabou derrotado pelo placar mínimo, numa jornada infeliz da equipe de Olavo, Baltazar, Carbone e outros jogadores históricos do alvinegro do Parque São Jorge. Numa tabela que tinha uma situação meio maluca diante dos 9 jogos que cada time disputava, aquele não seria o último jogo do Vasco, que naquele momento estava a um ponto do título.

A campanha do Timão naquele torneio começou com uma vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, seguiu com uma derrota de 3 a 1 para o São Paulo e a um empate em 3 a 3 com o Fluminense. Depois, goleada de 6 a 0 no Flamengo, triunfo sobre o Santos por 3 a 1, seguidas por duas outras vitórias seguidas, diante do Bangu (3x2) e Lusa (2x0). O final da campanha foi ruim, com um empate de 3 a 3 com o Palmeiras antes do citado 1 a 0 do Vasco.



Então, o Timão passou a depender do que o Vasco faria no dia 4 de junho, quando foi até a Vila Belmiro enfrentar o Santos. O Alvinegro Praiano, dono do segundo melhor ataque da competição (porém com péssima campanha devido a pior defesa) bateu o Cruzmaltino por 3 a 2 e deu a taça ao Corinthians, que conquistou o título pela segunda vez em sua história.

A campanha foi de 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas em 9 jogos disputados. Baltazar e Carbone foram os principais destaques goleadores do Corinthians foram Baltazar e Cláudio e Carbone, principais nomes daquele time. O treinador era Rato. Anteriormente, o Timão havia conquistado o Rio-SP em 1950, de forma invicta, inclusive.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações