A rápida passagem de Toninho Cecílio pelo Botafogo

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Toninho marcando Bismarck em um jogo do Campeonato Carioca

Antônio Jorge Cecílio Sobrinho, conhecido como Toninho Cecílio, foi um bom zagueiro, com passagens por grandes times e pela Seleção Brasileira. O defensor teve uma passagem muito boa pelo Palmeiras e depois foi para o Botafogo, em 1993, porém acabou ficando apenas um semestre. 

O jogador nasceu em Avaré, São Paulo, no dia 27 de maio de 1967, e começou no esporte sendo atleta de basquete, por conta da boa estatura, mas acabou migrando para o futebol e foi para a base do Palmeiras em 1984.

Foram dois anos atuando na base do clube até subir ao profissional, e em 1986 fez sua estreia pelo time principal. Porém, foi a partir da temporada seguinte, em 1987, que começou a ter mais sequência e ganhou a vaga no time titular do alviverde.

Toninho era alto e tinha um tempo de bola muito bom, e a cada jogo ganhava mais experiência. Foi se tornando um líder dentro do vestiário mesmo com a pouca idade, pois se mostrava muito maduro dentro e fora de campo, sendo respeitado por todos.

Em 1990 viveu seu melhor momento, chegando a ser convocado por Paulo Roberto Falcão para a Seleção Brasileira. Porém, o Verdão não vivia um bom momento, pois estava numa seca de títulos e a torcida estava pegando no pé de muitos atletas, mas Toninho era muito respeitado. 

O capitão alviverde viveu bons momentos, mas em 1992 acabou sofrendo uma lesão após uma arrancada, ficando fora praticamente dois meses por causa de uma ruptura no músculo no bíceps femural. Porém, na época a diretoria do verdão estava negociando com a Parmalat, e Toninho foi consultado todo, devido a sua forte liderança perante a todos do clube. 

A negociação foi concretizada e a equipe acabou passando por uma reformulação, e Toninho acabou sendo negociado com outro clube. Mesmo sendo muito importante e líder, acabou pagando o parto pela seca de títulos que o clube vivia. 


Toninho foi vendido para o Botafogo no começo de 1993, atuando pelo Campeonato Carioca. A diretoria alvinegra esperava muito do zagueiro, pois ele tinha muita experiência e liderança, sempre sendo muito regular durante as partidas. 

As suas atuações se mantiveram regulares e o jogador fez um bom campeonato estadual, e por isso acabou despertando o interesse de outros clubes grandes do futebol brasileiro. 

Com o final do Campeonato Carioca, o Cruzeiro buscou a contratação do defensor e ofereceu uma boa proposta, o time do Botafogo aceitou e Toninho foi contratado pela Raposa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações