A história de Wilson Gottardo no Botafogo

Por Lucas Paes
Foto: Juha Tamminen 

Gottardo atuando pelo Botafogo

Um dos grandes nomes da defesa entre os times brasileiros dos anos 1980 e 1990, Wilson Gottardo fez uma longa e laureada carreira no futebol brasileiro, passando por diversos times grandes do futebol brasileiro e vencendo títulos como a Libertadores. Entre toda a trajetória que teve em sua carreira, se destacaram as passagens pelo Botaofogo, clube onde Gottardo construiu uma história que lhe rendeu uma justíssima idolatria do torcedor.

Gottardo nasceu em 23 de maio de 1963 em Santa Bárbara d'Oeste e surgiu para o futebol justamente no tradicional time de sua cidade, a União Barbarense. Por lá, durou pouco antes de ir parar no Guarani, onde teve seu primeiro grande momento na carreira e passou também pelo Náutico antes de chegar pela primeira vez ao Fogão, em 1987. 

Foram três anos nessa sua primeira passagem por General Severiano, onde foi titular absoluto da defensiva botafoguense. Viveu seu primeiro grande momento no clube em 1989, quando junto a Mauro Galvão formou a defesa espetacular do time que quebrou o jejum de títulos vivido pelo Glorioso, sendo campeão do Campeonato Carioca em 1989. Acabou inclusive conquistando o bicampeonato em 1990 Nessa primeira passagem, em quatro anos no clube, já fez mais de 170 jogos com a camisa botafoguense. Acabou indo para o Flamengo em 1991. 


Retornou para uma breve passagem em 1994, quando jogou o Brasileirão daquele ano pelo Botafogo, que chegou até as quartas de final da competição, sendo eliminado pelo Galo nessa fase. Passou por um curto período no São Paulo em 1995 antes de retornar ao clube para fazer parte da equipe que conquistaria (de maneira polêmica) o maior título da história do Glorioso, no Campeonato Brasileiro de 1995. Foi um dos pilares daquele time, marcando um gol na final diante do Santos no jogo de ida. 

Encerrou sua última passagem pelo Glorioso justamente no ano seguinte, seguindo como titular em 1996, ano onde o Botafogo não repetiu o mesmo sucesso do ano anterior, vencendo alguns títulos menores amistosos. Ao final daquele ano, acabou negociado com o Fluminense, encerrando sua história de jogador com o Botafogo. No total, fez 272 jogos pelo Glorioso, marcando 10 gols. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações