A história de Alfinete no Vasco

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Alfinete atuando no Vasco

Muitos jogadores fizeram história vestindo a camisa do Vasco da Gama. Se hoje o Cruzmaltino amarga um de seus períodos mais críticos, parecendo ter acostumado a conviver com rebaixamentos, um dia o alvinegro carioca foi um dos grandes clubes do futebol brasileiro, protagonista de grandes partidas e de grandes títulos. Um dos nomes que fez história em São Januário foi o lateral Paulo Cesar Barreiro, que ficou mais conhecido pelo apelido de Alfinete.

Nascido em 30 de maio de 1949, Alfinete, que era natural do Rio de Janeiro, surgiu para o futebol nas divisões de base do Olaria, por onde jogou durante alguns anos, passando também pela Lusa nesse meio tempo. Em 1971, seu bom futebol chamou a atenção do Vasco, que o contratou para aquela temporada, dando a primeira chance de Alfinete em um time grande.

Alfinete chegou ao Vasco num período que se tornaria "complicado" para o time de São Januário. Campeão estadual em 1970, a equipe tentava manter a força que tinha no estado quando contratou o lateral do Olaria, já que ele havia se destacado no estadual daquele ano. Ganhou espaço aos poucos no time cruzmaltino, passando a jogar de maneira constante a partir do ano seguinte, principalmente na campanha do nacional.

Seguiu no Vasco no ano seguinte, sendo titular absoluto durante as campanhas de 1973 e além de tudo deixando também seus gols em algumas partidas. Em 1973, foram incríveis cinco gols do lateral esquerdo, o que o tornou um dos artilheiros da equipe na campanha do Brasileirão. Seu grande ano, porém, viria em 1974, quando o Vasco escreveria uma das páginas mais bonitas de sua história, sendo campeão brasileiro pela primeira vez.


No título de 1974, Alfinete fez parte de um senhor time do Vasco, que contava na frente com um tal de Roberto Dinamite e também com nomes como Andrada e Ademir. Alfinete, além de toda a contribuição defensiva, foi decisivo na final diante do Cruzeiro, marcando o gol de empate no jogo de ida, no Mineirão, o que facilitou o título do Vasco na volta. 

Permaneceu como jogador do clube até o final de 1975, quando acabou negociado com o modesto Democrata, de Governardor Valadares. Dentro de campo, Alfinete vestiu a camisa cruzmaltina em 288 oportunidades, marcando um total de doze gols pelo clube. Voltou como funcionário do clube anos depois, fazendo de tudo, tendo uma vida ligada ao Vasco, time que é torcedor.  
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações