O início de Fabián Vargas no América de Cali

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Fabián Vargas no América

O futebol colombiano foi, é e seguirá provavelmente sendo por muito tempo um formador ímpar de talentos para os mais diversos níveis do esporte bretão. Hoje, se destacam em times grandes jogadores como Luís Diaz e Lerma, na Premier League e outros como Mojica e Mosquera em La Liga, além de diversos que militam em times grandes da América do Sul. Completa 44 anos neste dia 17 um dos grandes talentos formado no país: o ótimo meia Fabián Vargas, que começou sua trajetória no América de Cali.

Vargas surgiu para o futebol profissional no final da década de 1990, após passar alguns anos nas categorias de formação dos Diablos Rojos. Natural de Bogotá, chegou ao América jovem e foi avançando nas categorias de formação do clube. Acabou subindo como um volante que tinha muita qualidade no passe e até na finalização, começando a transitar pelo time principal em meados de 1998.

Chamou a atenção pela sua qualidade técnica desde muito cedo e aos poucos foi assumido um grande protagonismo no time, se tornando uma das principais peças do América de Cali ainda muito jovem. Já em 1999 consegue ajudar os Diablos Rojos na conquista da Copa Merconorte, o primeiro título de sua carreira. Marcou inclusive um de seus raros gols nesta competição. 

Em 2000, foi um dos destaques na conquista do Campeonato Colombiano pelos Rojos. Caia nas graças do torcedor como um dos principais jogadores do time no período, numa época onde o América também fazia campanhas na Libertadores, apesar de distar das históricas trajetórias dos anos 1980 e 1990, quando foi vice-campeão da competição em quatro oportunidades. Seria campeão nacional de novo em 2001.


Em julho do ano de seu segundo título colombiano, recebe a primeira convocação para a seleção. Estreia num jogo diante do Chile, pela Copa América. Em 2002, conquista mais um título colombiano com o América. Seu bom futebol começa a chamar a atenção de outras equipes sul-americanas. Ainda permanece até a metade de 2003 no América de Cali, quando acaba sendo contratado pelo Boca, se despedindo do time de Cali.

No total, somando todos os anos em que esteve no América, atuou em 187 partidas com a camisa roja, marcando um total de nove gols. Vargas esteve em atividade até 2018, quando pendurou as chuteiras jogando pelo La Equidad. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações