Lima e sua passagem pelo Lecce

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Lima atuou no Lecce por uma temporada

Nesta quarta-feira, dia 17 de abril de 2024, o ex-volante manauara Francisco Govinho Lima, popularmente conhecido somente como Lima, completa 53 anos de vida. Reconhecido pelo sucesso que viria a fazer na Roma pouco tempo depois, o meia chegou a defender as cores do Lecce entre o fim da década de 90 e o começo dos Anos 2000.

Sua chegada ao clube Giallorossi aconteceu no verão europeu de 1999, quando já tinha 28 anos. Naquela época, o time Salentini vivia um momento de acessos e rebaixamentos consecutivos no cenário nacional no decorrer dos Anos 90, mas o amazonense ajudou a manter o clube na elite do futebol italiano.

Na temporada 99/00, os Lupi terminar a Serie A na 13ª colocação e por quatro pontos. O brasileiro usou a camisa 10 dos apulianos, sendo também um titular absoluto do time. Tanto é, que das 34 rodadas do campeonato nacional, disputou 32.

Além disso, foi um dos grandes nomes do sistema defensivo do time atuando junto do compatriota zagueiro Juarez e do goleiro Antonio Chimenti. No ataque, quem dava conta do recado balançando as redes pelo time amarelo e azul era Cristiano Lucarelli. Se destacou ao marcar de maneira implacável ninguém menos do que o francês Zinédine Zidane e o gol de cabeça feito no triunfo pelo placar de 2 a 0 conquistado em cima da Juventus, na quarta rodada da Serie A.


Seu excelente ano em Lecce fez com que o Bologna, que vivia uma grande fase, o contratasse em 2000. Na sequência de sua carreira, ainda jogaria em várias equipes até se aposentar pela primeira vez em 2011. Retomou a sua carreira cinco anos depois, para defender times como Fast, Otranto e Atletico Aradeo, onde pendurou as chuteiras definitivamente em 2017.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações