A passagem do centroavante Martin Dhalin pelo Borussia Mönchengladbach

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Martin Dahlin em sua fase no Borussia Monchengladbach

Dan Martin Nathaniel Dahlin, conhecido simplesmente como Martin Dhalin, foi um dos melhores atacantes da Suécia, sendo um dos principais artilheiros pela seleção, mas acabou encerrando a sua carreira precocemente. Já atuando em clube, passou por grandes equipes do futebol europeu, a principal foi a Roma, mas foi no Borussia Mönchengladbach que viveu seu melhor momento. 

O jogador nasceu na Uddevalla, na Suécia, no dia 16 de abril de 1968, e começou a atuar na base do Lunds BK. Teve seu desenvolvimento todo no clube, e ganhou destaque na categoria de base, sendo levado para atuar no Malmo. 

Em 1987 fez a sua estreia como profissional do Malmo, e aos poucos foi ganhando cada vez mais espaço. Martins era muito eficaz nas finalizações, sendo muito frio na frente do goleiro, fazendo muitos gols e mostrando oportunismo. 

Depois de quatro temporadas na equipe, o jogador teve muito destaque e chamou a atenção de alguns clubes. Em 1991, ano que começou a ser convocado para a sua seleção, foi contratado pelo Borussia Mönchengladbach, da Alemanha. 

A sua ida foi um passo importante para a sua carreira, pois conseguiria ganhar mais notoriedade no cenário continental. Em pouco tempo se adaptou ao futebol alemão, mas não conseguiu a vaga de titular, porém entrava em todos os jogos. 

O centroavante ajudou a equipe na conquista da Copa da Alemanha daquela temporada, entrando e fazendo gols importantes. A partir de 1992, Martins ganhou mais espaço e se tornou titular da equipe, conseguindo mostrar todo seu potencial. 

Seu melhor momento pelo clube ocorreu na temporada seguinte, em 1993, quando fez um ano muito bom e ganhou o prêmio de melhor jogador Sueco do mundo. 

Mesmo com as ótimas atuações, o jogador não conquistou títulos, mas isso veio no ano seguinte. Em 1994, a equipe novamente conquistou a Copa da Alemanha, dessa vez com Martin sendo mais importante e decisivo. 

A temporada de 1995 foi muito boa para o atacante, quando recebeu algumas propostas para deixar a equipe. Em 1996, acabou aceitando a proposta da Roma, indo atuar no futebol italiano, mais um passo importante na vida do centroavante. 


Porém, ficou apenas um semestre na equipe e não conseguiu atuar, jogou apenas em três oportunidades, não tendo muitas chances no clube. Sofrendo com a perca de espaço, o jogador decidiu voltar a Alemanha para atuar no Borussia Mönchengladbach. 

A Roma emprestou o atleta de volta, que ficou o primeiro semestre de 1997 na equipe. Ao final da temporada, que é no meio do ano letivo, o jogador foi contratado pelo Blackburn, da Inglaterra. 

Somando as duas passagens pelo Borussia Mönchengladbach, o jogador fez 125 jogos e marcou 60 gols, ótimos números do centroavante.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações