A passagem de Dé Aranha no Botafogo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Dé Aranha no Botafogo

Conhecido no Rio de Janeiro pelos vários anos em que foi comentarista nas rádios locais, além de sua história na carreira em clubes do estado, o ex-ponta de lança Dé Aranha, que era conhecido como um malandro da bola, viveu vários momentos importantes em sua carreira no futebol. Já um senhor que está chegando aos seus 76 anos neste dia 16, o ex-atleta e treinador de Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, teve em sua carreira como jogador uma boa passagem pelo Botafogo, além da identificação com o Vasco.

Dé Aranha chegou ao Botafogo já mais experiente, com quase 30 anos, em 1977. Na época, já era um dos maiores nomes da história do Vasco da Gama, onde havia inclusive conquistado o Campeonato Brasileiro e havia passado também com sucesso pelo Sporting. Na época, já era um jogador de bastante respeito quando chegou ao Glorioso.

Ele estreou pelo Botafogo em janeiro de 1977, em um amistoso diante do Bahia, na Fonte Nova. Em seu primeiro torneio oficial pela Estrela Solitária já mostrou a que veio, marcando 19 gols na campanha que terminou sem o título do Campeonato Carioca. Curiosamente, acabou não atuando na campanha do Brasileirão daquele ano, devido a uma lesão.

Em 1978 fez um grande campeonato brasileiro, marcando 16 gols ao longo da competição, na qual o Botafogo acabou caindo na terceira fase, inclusive perdendo a invencibilidade de 52 jogos que possuía, um recorde histórico no Brasil. Fez também um grande campeonato carioca, marcando 16 gols ao longo da competição. Infelizmente para ele o momento não era de títulos no Fogão. 


Seu último ano do Botafogo foi mais um de muitos gols, marcando 16 no Campeonato Carioca, porém, caiu de produção durante a disputa do Brasileirão, no segundo semestre daquele ano. Sua última partida pelo clube foi em um amistoso diante do Serrano, em 9 de dezembro daquele ano, onde marcou inclusive um dos gols da partida. Acabou negociado com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, para onde foi em 1980.

Ao longo dos três anos em que esteve no Botafogo, Dé Aranha fez, entre amistosos e jogos oficiais, 134 jogos, com 80 gols pelo clube, segundo o portal Datafogo. Em jogos oficiais, foram 69 gols em 98 jogos, números bastante imponentes para um atacante. Ainda teve passagens como treinador do sub-20 e do time profissional do clube, sendo campeão de vários torneios nas categorias de base. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações