O início de Germán Burgos no Ferro Carril Oeste

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Burgos teve um grande início de carreira nos Verdolagas

Germán Adrián Ramón Burgos, ex-goleiro argentino, comemora o seu 55º aniversário nesta terça-feira, dia 16 de abril de 2024. No início de sua trajetória profissional, o arqueiro teve uma boa passagem pelo Ferro Carril Oeste entre o fim da década de 80 e o princípio dos Anos 90.

Natural de Mar Del Plata, cidade localizada na regiões centro-leste da Argentina, o quarda-redes se transferiu do Almagro de Florida para o Verdolaga quando ainda tinha 20 anos e um futuro muito promissor. Seu primeiro jogo como profissional pelo Oeste num jogo válido pela 4ª rodada da Primera División de 89/90, diante do Newell’s Old Boys, em Rosario. Na ocasião, o FCO saiu de campo derrotado pelo placar magro de 1 a 0.

Neste seu primeiro ano, o clube verde e banco terminou o campeonato nacional na sexta colocação e só não ficaram numa condição melhor porque o ataque pouco funcionou: em 38 partidas disputadas, marcou apenas 24 gols. Menos mal, que graças a Burgos, o Ferro Carril Oeste, junto do campeão River Plate, tiveram as melhores defesas da competição com 20 gols sofridos cada.

Na temporada 90/91, o campeonato argentino foi totalmente reformulado e adotou o modelo que ficou até 2014. Afinal, a elite do futebol nacional passaria a ser dividida em duas partes: “Torneo Apertura” e o “Torneo Clausura”. Posteriormente, o vencedor de cada 'turno' seriam colocados frente a frente em uma decisão. No Apertura de 90, a equipe de Burgos ficou em sexto, enquanto no Clausura de 91, ficou na 16ª posição, e na tabela geral, fechou na 12ª colocação geral. Apesar de não se classificar para a Libertadores, conseguiu se manter na Primeira Divisão.

Em 91/92, os Verdolagas de Germán e companhia ficaram novamente no meio da tabela. No Apertura em 91, o FCO terminou no 12º posto, e no Clausura de 92, foi somente o 11º.

Na temporada 92/93, Oeste liderado pelo arqueiro fez dois turnos muito diferentes, mas ainda assim ficaram mais uma vez no meio da tabela geral. No Apertura de 92, o Ferro fechou a sua campanha em quarto, com somente cinco pontos a menos do que o Boca Juniors, que foi o campeão, e tendo a defesa mais sólida, com apenas nove gols sofridos em 19 jogos disputados. Por outro lado, o time dos Ferroviarios poderiam conquistar a vaga para a Libertadores do ano seguinte, mas tiveram uma queda brusca e terminaram na 16ª posição.


Em 93/94, que seria o último ano do goleiro no Ferro Carril, o fim foi o mesmo. Porém, Germán teve a capacidade de manter a sua regularidade na como titular e conseguiu se destacar na equipe. Tanto é, que acabou atraindo interesse do River Plate, equipe na qual se transferiu na temporada 94/95, e ganhou ainda mais projeção.

Após jogar nos Milionarios, ainda atuaria no futebol espanhol, onde defendeu Mallorca entre 99 e 2001, e o Atlético de Madrid, de 2001 a 2004. Aposentado depois de passar pelos Colchoneros, Burgos ainda veio a trabalhar como comentarista, preparador de goleiros, auxiliar técnico e treinador.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações