Os 50 anos do título do Campeonato Brasileiro de 1973 do Palmeiras

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

O Palmeiras campeão do Brasileiro de 1973

Há 50 anos, o Palmeiras conquistava o segundo título do Campeonato Brasileiro, o de 1973, sexto considerando a unificação, após um empate sem gols contra o seu rival São Paulo, em um 20 de fevereiro de 1974. Foi o bicampeonato consecutivo da equipe, que viveu uma das fases mais vitoriosas da história do clube, ficando conhecida como a primeira academia alviverde.

A competição era chamada de Campeonato Nacional de Clubes pela CBD, e tinha um formato completamente diferente dos atuais. Na primeira fase, participaram 40 clubes e funcionou em dois turnos, no primeiro turno eram dois grupos com 20 times e no segundo foram quatro grupos com 10 times casas. Na soma do turno e returno, os 20 primeiros colocados se classificavam para a segunda fase.

Na fase seguinte, era turno único e com duas chaves com 10 equipes, classificaram-se os dois primeiros de cada grupo. E na terceira e última fase, as quatro equipes formavam um quadrangular e o melhor time conquistava o título da competição.

O Palmeiras fez uma competição muito sólida e com grandes atuações, sendo um dos favoritos desde o início. A equipe jogava bonito e empolgava a todos que gostava de ver futebol, com um time leve e ofensivo.

Na primeira fase, o Alviverde foi muito bem e liderou com certa tranquilidade, se classificando em primeiro geral com 43 pontos, tendo 18 vitórias, 7 empates e três derrotas. Lembrando que na época a vitória valia dois pontos, diferente do que é atualmente.

O Alviverde mostrava em campo o seu favoritismo, e conseguia ser muito eficiente em seus jogos. Na segunda fase, manteve o grande desempenho e novamente se classificou em primeiro no seu grupo com 14 pontos, 5 vitórias e 4 empates, a melhor campanha no geral.

Junto com o Verdão, classificaram Internacional, São Paulo e Cruzeiro, que fizeram parte do quadrangular. A primeira rodada do Palmeiras foi contra o Cruzeiro, no Mineirão, e o Alviverde teve um jogo muito difícil e truncado, mas conseguiu sair com a vitória por 1 a 0.

Na segunda rodada, o Verdão jogou contra o Internacional, no Morumbi, e venceu de virada o Internacional por 2 a 1, fazendo os gols na reta final da partida. A vitória foi importantíssima para o time, que ia para a última rodada dependendo apenas dele mesmo para garantir o título.

O Palmeiras liderava o grupo com quatro pontos, o São Paulo e Cruzeiro tinham dois pontos e o Internacional estava zerado. O Verdão precisava apenas de um empate na última rodada para garantir o título, e em caso de derrota acabava perdendo o troféu.

A última e decisiva rodada do Campeonato Brasileiro de 1973, ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1974, no Morumbi, com mando do Palmeiras, para mais de 66 mil pessoas.


O alviverde foi para o jogo mantendo seu estilo, mas um pouco mais cauteloso, pois sabia que o empate já garantia o troféu. O São Paulo precisava da vitória e buscou pressionar o seu rival desde o começo, mas acabou não surtindo muito efeito e a equipe não conseguiu marcar nenhum gol.

O sistema defensivo do Palmeiras foi perfeito e segurou o empate em 0 a 0, que deu o Palmeiras o bicampeonato consecutivo do Campeonato Brasileiro. O Verdão concretizava a sua grande época da academia, mostrando a força daquele time e elenco.

A equipe era formada por: Leão; Eurico, Luis Pereira, Alfredo Mostarda e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Ronaldo, Leivinha, César Maluco e Nei. Técnico: Osvaldo Brandão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações