Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Caçapava fez parte do grande Inter dos anos 70
Luís Carlos Melo Lopes, mais conhecido como Caçapava, foi um bom volante no século passado, principalmente na década de 70, e atuou por gigantes do futebol brasileiro. O jogador foi revelado pelo Internacional, onde conquistou títulos muito relevantes.
O jogador nasceu em Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, no dia 26 de dezembro de 1954, e antes de se tornar atleta, ele foi pintor, assim como seu pai. Depois começou a atuar na base do Gaúcho de Caçapava do Sul, até ser contratado pelo Internacional em 1972.
Porém, Caçapava demorou para estrear no profissional, ficou algum tempo na categoria de base, e só estreou no profissional em uma excursão pela Europa em 1975. Após o seu primeiro jogo, o volante começou a ganhar mais espaço no time, até se tornar titular absoluto.
Mesmo sem ter atuado pelo profissional, ele fez parte da equipe Campeã Gaúcha de 1974. Já em 1975, jogou durante a campanha da conquista do Bicampeonato Gaúcho, o que foi muito importante para o Internacional, mas além disso conquistou outro grande título.
No mesmo ano, o jogador foi importante para o time na conquista do Campeonato Brasileiro, o primeiro título da competição para o clube gaúcho. Logo na sua temporada de estreia no profissional ganhou títulos relevantes e ainda sendo importante.
A fase se manteve na temporada seguinte, conseguindo tendo um grande desempenho e isso refletiu novamente em conquistas relevantes. O Colorado ganhou o tricampeonato gaúcho, mostrando a hegemonia do Internacional em seu estado.
Mas além desse título, a equipe conquistou o bicampeonato brasileiro, repetindo a temporada anterior. A equipe estava muito bem, vivendo uma fase muito vencedora e o time se encaixou muito bem, transformando-se no time a ser batido do futebol brasileiro.
Porém, em 1977, a equipe acabou não mantendo o mesmo desempenho, o que é normal, é muito complicado se manter em alto nível durante tanto tempo, e a equipe acabou passando por uma oscilação normal, e ficou sem título naquela temporada.
Mas no ano seguinte, o Colorado voltou a levantar troféu e foi o último título de Caçapava pelo clube. O Internacional conquistou mais uma vez o Campeonato Gaúcho, mostrando todo o seu potencial no seu estado.
Em 1979, depois de sete anos no Colorado, o jogador acabou sendo negociado com o Corinthians, indo atuar no futebol paulista. Assim, não ficou no Internacional no ano que veio o terceiro título do Campeonato Brasileiro.
Caçapava ainda defenderia Palmeiras, Vila Nova, Ceará, Novo Hamburgo e Fortaleza, onde encerrou a carreira em 1987, aos 33 anos. Caçapava morreria em 27 de junho de 2016, aos 61 anos, em sua cidade natal.
0 comentários:
Postar um comentário