Candidato à presidência do Santos, Wladimir Mattos quer implantar gestão profissional no clube

Por Lucas Paes
Foto: divulgação

Wladimir Mattos é candidato a presidência do Santos

Neste dia 19 de novembro, o Santos encerrou o prazo para inscrição das chapas para a eleição do novo presidente do Alvinegro Praiano, que assumirá o período 2024/2026. Entre as cinco chapas que disputarão a eleição do Peixe está a chapa presidida pelo empresário Wladimir Mattos, que quer assumir a presidência do Santos para implantar uma gestão profissional no clube. 

Wladimir é um dos donos de uma empresa de agenciamento marítimo e foi proprietário da Kourusport, que geriu o futebol do São Vicente, quando este subiu para a Série A3 em 2012, e ficou por alguns anos na Portuguesa Santista. A motivação para assumir a presidência do Peixe, segundo ele, veio "do absoluto descontentamento com o momento e também porque nós percebemos a necessidade de fazer um contraponto a um modelo de administração ultrapassado, dependente de pessoas e não de processos, baseado na troca de apoio politico por participação na administração e que muda de rota a cada novo dirigente e, principalmente, que nos levou a situação atual".

Wladimir, formado em administração e trabalhando há 30 anos na área, conta que foi "convidado a liderar um grupo de santistas dispostos a lutar pela implantação de uma administração profissional". Ele se estende sobre isso contando que "queremos trazer a cultura da gestão profissional, por competências, metas, processos e que sejam institucionais e independente de gestores. O Santos precisa ser administrado com transparência e eficiência.". Entre as propostas, ele conta que quer concluir a reforma da Vila Belmiro, prosseguindo o processo "com responsabilidade e senso de urgência, mas sem perder de vista os interesses do clube, associados e torcedor". Além disso, ele quer construir um novo CT para a base, reestruturar o programa "Sócio-Rei" e dentro de campo "recuperar a competitividade e o protagonismo no futebol". Ele conta que estas são as metas para os primeiros 100 dias de gestão.

Com relação a diferença da administração do Santos para times como Portuguesa Santista, Jabaquara e São Vicente, que possuem outras realidades, ele opinou que é "muito mais complicado trabalhar em estruturas menores, onde os recursos inexistem e a influência política ainda ditam as regras.". Mais uma vez, Wladimir ressalta a necessidade de profissionalizar a gestão do Peixe, sem "perder de vista a necessidade de devolver ao futebol, o protagonismo que marcou a sua história".

Explicando um pouco mais sobre como ele pretende impor a maior profissionalização no clube, ele afirmou que o Alvinegro Praiano precisa "buscar a solidez estrutural, com métodos e pessoas qualificadas. A ideia é que os profissionais sejam capazes de liderar técnica e esportivamente, sob supervisão do Comitê de Gestão e com apoio de consultorias especializadas em cada área de desenvolvimento do futebol". Ele ressalta que cada área da administração do clube terá sua função estabelecida dentro da organização do clube, "o modelo esportivo definirá todo o quadro de profissionais, do treinador ao departamento de saúde, passando pelo Departamento de captação, desempenho e montagem do elenco".


Com relação a questão da ausência da Copa do Brasil, que prejudicará as finanças do Santos, já que o clube não receberá a cota da competição, Wladimir conta que sua chapa "abriu conversas com algumas instituições financeiras interessadas em apoiar o clube, de forma a garantir a verba necessária para manter as despesas correntes em dia". 

Relacionado ainda a questão financeira, o empresário diz ser favorável a possibilidade do alvinegro virar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), porém "acreditamos que exista um caminho a ser percorrido, e não agora, enquanto o clube se encontra fragilizado financeiramente. ". Porém, Wladimir pensa que no futuro "a SAF precisará se tornar realidade para garantir o necessário fluxo de investimentos e a manutenção de uma equipe de futebol relevante no futebol nacional"

As eleições no Santos ocorrerão no dia 9 de dezembro deste ano, tanto presencialmente na Vila Belmiro quanto Online, com o sócio habilitado a votar podendo fazer a opção pelo tipo de votação que prefere. A chapa de Wladimir será a de número dois. Serão cinco chapas concorrendo no pleito. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações