Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Everton Giovanella no Celta
Everton Giovanella é um brasileiro que teve sua carreira praticamente toda no futebol europeu. O volante teve passagem por apenas dois clubes no Brasil, e logo saiu para o outro continente, onde rodou por alguns clubes até chegar no Celta de Vigo, clube no qual ficou durante 7 anos e construiu uma linda história.
O jogador nasceu em Caxias do Sul, no dia 13 de setembro de 1970, e alguns anos depois começou sua carreira no futebol. Fez sua base no Lajeadense, e na equipe foi lançada ao profissional, sendo revelado em 1991 e ficou no clube durante duas temporadas.
Depois de dois anos na equipe, o volante conseguiu se destacar, fazendo 38 jogos e marcando 8 gols. Com o bom início no profissional, chamou a atenção de alguns clubes, principalmente no Rio Grande do Sul, e foi contratado pelo Internacional em 1993.
Mas a sua passagem pelo Colorado durou pouquíssimo tempo, porque no meio do semestre acabou deixando a equipe para se transferir ao futebol europeu. O volante fez 12 jogos e marcou 2 gols no Inter, e se transferiu para o Tirsense, um clube pequeno do futebol portugues.
O jogador passou por alguns clubes do futebol português, atuando pelo Tirsense, Estoril e Belenenses. Depois de alguns anos em Portugal, Everton foi contratado pelo Salamanca, em 1996, que seria sua porta de entrada no futebol espanhol.
A equipe era pequena, e brigava para subir à primeira divisão, e quando estava na elite do futebol nacional lutava para permanecer. Depois de três temporadas pelo clube, fazendo 110 jogos e marcando 5 gols, o jogador gerou interesses em outras equipes.
Em 1999, foi contratado pelo Celta de Vigo, uma equipe mediana do futebol espanhol. O jogador construiu uma linda história pelo clube, conquistando o amor da torcida e diretoria, se transformando em um líder dentro e fora de campo, sendo muito importante.
A equipe não brigava por grandes títulos, mas chegou a conquistar a Taça Intertoto da UEFA, em 2000, mas foi o único campeonato conquistado. Porém, sempre soube que a luta do clube era diferente, para permanecer na elite do futebol nacional, mas o clube acabou caindo para a segunda divisão.
Everton foi muito importante dentro do clube, ajudando em todos os momentos a equipe, mesmo nas fases ruins. Porém, não foram só momentos dentro de campo que o jogador teve que passar, pois em 2004, acabou caindo no exame antidoping e foi constatado a presença de uma substância proibida.
Depois da partida contra o Pontevedra, Giovanella foi pego no dia 19 de dezembro, mas a sua suspensão só foi oficializada em setembro de 2005, quando pegou um gancho de 2 anos. Mas enquanto não oficializada, o jogador ainda atuou em algumas partidas.
Mas após a suspensão, ficou dois anos sem jogar uma partida. O jogador falou sobre o fato, e afirmou que o exame não era dele e, sim, de outro jogador, pois como já estava pensando na aposentadoria, deixou que o jovem jogador tivesse a oportunidade de ter uma carreira pela frente. O nome do atleta nunca foi revelado.
Em 2007 voltou aos gramados, aos 37 anos, deixando o Celta de Vigo, e foi contratado pelo Coruxo, da terceira divisão, onde realizou 34 partidas até 2008, e encerrou sua carreira. Vale ressaltar que em todo momento de sua suspensão, a torcida do Celta apoiou o atleta, não o deixando na mão no momento complicado que estava vivendo.
0 comentários:
Postar um comentário