Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Roberto Mussi em sua fase no Torino
Com passagens por times grandes do futebol Italiano, Roberto Mussi, que completa 60 anos neste 25 de agosto de 2023, foi um zagueiro importante na campanha do vice-campeonato da Copa do Mundo de 1994. O jogador, já experiente e na fase final de carreira, foi convocado por suas grandes atuações pelo Torino.
Roberto nasceu em Massa, na Itália, no dia 25 de agosto de 1963, e começou sua carreira no futebol aos 18 anos. Ainda muito jovem, o zagueiro estreou no profissional pelo Massese, uma equipe pequena do futebol italiano, e no início demorou para ganhar minutagem.
Mas, com o passar do tempo, o jogador começou a se destacar e ganhar a vaga de titular da equipe. Mussi tornou-se um atleta importante no grupo, e passava segurança no sistema defensivo do time, começando a gerar interesses de outros clubes no país.
Após algumas temporadas em desenvolvimento, mostrando todo seu potencial, o jogador foi contratado pelo Parma, em 1984. Mussi subiu de patamar com a transferência, indo para um clube com mais visibilidade, tentando alcançar o auge na sua carreira.
Logo quando chegou não conseguiu a vaga, mas depois de uma temporada, assumiu a titularidade da equipe. O jogador era muito firme, com um tempo de bola muito bom, dando uma firmeza ao sistema defensivo do time, o que chamou mais atenção de clubes grandes na Itália.
Depois de três temporadas pelo clube, o jogador recebeu uma proposta do Milan, que é um dos maiores clubes do país, e aceitou rapidamente. Em 1987 chegou ao clube com boas expectativas, mas acabou não conseguindo ganhar a vaga de titular.
Roberto entrou em algumas partidas, mas não se firmou na equipe titular do Milan, o que o incomodava. Mesmo sem muitas participações, o jogador fez parte dos times campeões, conseguindo levantar títulos importantes pela equipe, mas ainda não estava muito feliz no clube.
Com duas temporadas sendo pouco aproveitado, o jogador decidiu deixar a equipe e foi transferido para o Torino, onde voltaria a ter mais oportunidades na equipe titular.
O jogador foi muito feliz em sua escolha, pois conseguiu viver o auge da sua carreira no clube, conseguindo se firmar na equipe titular, mostrando todo o seu talento. Com mais bagagem e experiência, o zagueiro foi muito importante para o clube.
Mussi se tornou um líder na equipe dentro e fora de campo, conseguindo chegar ao seu auge. A sua melhor temporada pelo clube foi em 1993, quando conquistou a Copa da Itália, e nesse mesmo ano, o jogador foi convocado pela primeira vez à seleção italiana.
O jogador permaneceu na seleção até a Copa do Mundo, quando acabou ficando com o vice-campeonato da competição. Ao final da competição, Mussi acabou se transferindo para o Parma, retornando ao clube após alguns anos.
0 comentários:
Postar um comentário