A história do lateral Léo na Seleção Brasileira

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Léo atuando na Seleção

O lateral Leonardo Lourenço Bastos, também conhecido como Léo, é um dos maiores jogadores da história do Santos. Considerado por muitos como o maior lateral esquerdo da história do clube, Léo é até hoje uma das grandes referências do torcedor do alvinegro praiano. Além das atuações históricas no Peixe e também no Benfica, o lateral, que completa 48 anos neste dia 6 de julho teve uma história curta, porém de um título com a Seleção Brasileira de Futebol.

A primeira convocação do jogador para a Amarelinha veio ainda no começo de sua trajetória com o Alvinegro Praiano. Depois de ter um bom começo no Santos entre 2000 e 2001, o lateral foi convocado por Leão para representar o Brasil na Copa das Confederações de 2001, onde a Amarelinha tentava conquistar o título novamente depois da taça escapar para o México em 1999 para o México. 

Léo foi titular durante basicamente a campanha inteira naquela competição. Num time formado por jogadores que atuavam no Brasil, Léo se manteve no time durante toda a competição, atuando inclusive nas semifinais diante da França e na decisão do terceiro lugar diante da Austrália. Essa seria sua participação mais longa vestindo a camisa canarinho.

Com uma concorrência pesada, acabou não conseguindo recuperar espaço na equipe para a sequência rumo a Copa do Mundo de 2002, ainda mais depois da troca de Leão por Felipão. Voltou a ser convocado em 2005, no mês de abril, quando atuou na equipe que jogou a despedida de Romário da Seleção Brasileira, num amistoso diante da Guatemala no Pacaembu. Atuou durante a partida inteira naquele dia. 


Voltou a ser convocado naquele mesmo ano, fazendo parte da equipe do Brasil que disputou (e conquistou com brilho) a Copa das Confederações de 2005. Acabou jogando apenas um jogo naquele torneio, diante do Japão, no empate em 2 a 2. 

Encerrou sua passagem de sete jogos com a Seleção Brasileira com uma estatística muito curiosa, que é o fato de ter atuado os 90 minutos em todos os jogos onde atuou pela Seleção Brasileira. Após a Copa das Confederações de 2005, jamais recuperou espaço na equipe, tendo o azar de concorrer com nomes gigantescos da posição como Roberto Carlos, Júnior e Gilberto em sua mesma época. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações