Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo

O time campeão espanhol
Há 23 anos, o norte da Espanha estava em festa, após a primeira e única conquista do Deportivo La Coruña, clube que completa neste 2 de março de 2023 116 anos de fundação. A equipe que estava em um processo de crescimento do futebol espanhol, conseguiu desbravar os grandes times do futebol nacional, e conquistou a La Liga de 1999-00.
A equipe estava em um processo de reconstrução, onde estava montando elencos para brigar por coisas maiores. A equipe teve um momento em 1994, quando conquistou a Copa do Rei, mas isso era pouco para os diretores do clube e, por isso, foram estruturando um belíssimo projeto.
O Deportivo sabia que não conseguiria brigar abertamente com os grandes clube, e precisaria de uma estruturação e um projeto para tentar igualar os grandes times. Com algumas contratações e escolhas acertadas, o time começou a gerar alguns frutos no final do século passado.
Desde 1999, a equipe já vinha de um bom momento, e isso só ajudou na construção daquela geração vencedora. Ganhar pontos corridos é muito mais difícil para uma equipe de menor expressão, pois precisa de muito equilíbrio e estruturação no seu sistema dentro e fora de campo.
O time conseguiu montar um time vibrante e com bons jogadores tecnicamente, o que gerou muita liga dentro de campo. O jogadores davam a vida pela vitória, com uma garra surreal, e quando tinha a posse de bola sabiam o que fazer, mostrando que era muito bem treinado.
O time espanhol contava com quatro jogadores brasileiros, o Djalminha, Mauro Silva, Donato (que acabou se naturalizando espanhol) e Flávio Conceição. Todos tinham muita qualidade e fizeram com que o Deportivo tivesse um nível superior naquela temporada.
A La Liga sempre tem seus favoritos no início, que são o Real Madrid e o Barcelona, mas a cada temperando surgem times que tentam bater de frente, e o Deportivo montou um projeto para isso. A equipe conseguiu não só bater de frente, como superá-los na competição.

O time fez uma competição impecável, se tornando campeão com 5 pontos à frente do Barcelona, que foi o segundo colocado. O Depor venceu 21 vezes, empatou 6 e perdeu 11 durante a competição, conseguindo atingir 69 pontos.
No dia 19 de maio, foi quando ocorreu a partida que concretizou a vitória. O jogo era contra o Espanyol, em casa, que estava na parte de baixo da tabela, e a equipe conseguiu fazer mais um jogo sólido, garantindo a vitória por 2 a 0 e o título do Campeonato Espanhol.
A escalação do Deportivo em 1999/2000 entrou para a história e as memórias dos torcedores. Songo'o; Manuel Pablo, Naybet, Donato, Romero; Mauro Silva, Flávio Conceição; Víctor, Djalminha, Fran; Roy Makaay foram os onze titulares durante a competição.
0 comentários:
Postar um comentário