Júlio César e sua passagem pela Juventus, da Itália

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Júlio César passou quatro temporadas na Juventus

Júlio César da Silva nasceu em Bauru, São Paulo, no dia 8 de março de 1963, e se tornou um dos melhores zagueiros do futebol mundial por algum tempo. O jogador teve passagens por grandes clubes, principalmente na Europa, onde conquistou títulos importantíssimos e fez muito sucesso, como na italiana Juventus.

Sua carreira começou no Guarani, em 1980, com apenas 17 anos atuando no profissional. A sua regularidade e sua inteligência dentro de campo chamavam a atenção de todos, e o zagueiro conseguiu construir uma linda trajetória pelo clube de Campinas.

Júlio ficou 6 anos na equipe, saindo com uma idolatria do clube e foi titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1986. O zagueiro foi contratado pelo Stade Brestois, uma equipe do futebol francês, que seria uma ótima porta de entrada para outros clubes grandes. Na França, ele atuou por mais uma equipe, fazendo sucesso e conseguindo desempenhar um grande futebol.

Aos 27 anos, depois de conseguir se provar no futebol europeu, atuando por equipes menores, o jogador recebeu uma grande proposta. Em 1990, o zagueiro foi contratado pela Juventus, uma das grandes equipes do futebol italiano, que estava montando um bom elenco.

Lembrando que, naquele momento, o jogador já havia disputado uma Copa do Mundo, quando foi convocado por Telê Santana, em 1986. A grande competição pela Seleção, foi um dos motivos da ida dele à equipe Francesa na época.

Então, Júlio já tinha uma grande bagagem e experiência para atuar em uma grande potência do futebol mundial. O zagueiro chegou com muita moral e conseguiu ganhar seu espaço rapidamente, se tornando um pilar do sistema defensivo da equipe.

Júlio foi mostrando um grande desempenho e era colocado com um dos melhores zagueiros do mundo, tinha uma força física impressionante e não perdia no alto, com seu 1,85 m de altura. E o futebol italiano sempre foi considerado um dos mais físicos, então o jogador acabou se destacando, também, nesse quesito.

Na temporada 1992-93 ajudou a equipe a conquistar a Copa da UEFA, que hoje é a Europa League. O zagueiro foi importante na sustentação do time, pois era um pilar defensivamente. Júlio manteve um grande desempenho, e por isso era cotado para ser convocado na Copa do Mundo de 1994, mas acabou não sendo levado.


O zagueiro, em 1993, foi disputar a US Cup com a seleção, e na concentração foi furtado. Com o acontecimento, o jogador se irritou, pois a CBF não se responsabilizou, e isso gerou um desentendimento, o que causou a não convocação do atleta, já que ele era um dos principais defensores do mundo na época.

O zagueiro ficou quatro anos na Juve, conquistando apenas um título, mas sempre sendo regular e com um ótimo desempenho. Em 1994, acabou sendo negociado com o Borússia Dortmund, onde fez uma linda história. Ainda defenderia Botafogo, Panathinailos, Werder Bremen e Rio Branco de Americana, onde encerraria a carreira em 2001.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações