Gaúcho e sua passagem pela Ponte Preta em 1995

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo / Gazeta Press

Gaúcho quando defendeu a Ponte Preta

Luís Carlos Tóffoli, mais conhecido como Gaúcho, nasceu em Canoas, no dia 7 de março de 1964, e acabou falecendo em São Paulo, no dia 17 de março de 2016. O jogador teve passagens por grandes clubes do futebol nacional e, até mesmo, do internacional, se tornando ídolo de algumas equipes. Já na parte final de carreira, ele defendeu a Ponte Preta no Paulistão de 1995.

Sua carreira começou em 1982, quando chegou para atuar na base do Flamengo, mas subiu apenas em 84 para o profissional. Logo de início não conseguiu se dar bem no Rubro-Negro, e acabou sendo contratado pelo XV de Piracicaba, para conseguir ter mais oportunidades e se desenvolver mais.

Na sequência, o centroavante foi para o Grêmio, outra equipe grande em sua carreira. Mas no ano seguinte foi para o Verdy Kawasaki, ainda sem conseguir ter um bom destaque na equipe. Após a passagem fora do país, o centroavante retornou para o Brasil, para atuar no Santo André.

Na equipe paulista, o jogador conseguiu se destacar, e logo foi contratado pelo Palmeiras. No Alviverde, o centroavante se tornou uma peça importantíssima, entrando para a história do clube. Depois foi contratado pelo Flamengo e, também, conseguiu construir uma linda trajetória.

Mas depois do Flamengo, o jogador já estava caminhando para seu final de carreira, e acabou não tendo o mesmo desempenho. Gaúcho passou pelo Boca Juniors, depois foi para o Lecce, Atlético Mineiro, todos com passagens ruins.

Em 1995, acabou sendo contratado pela Ponte Preta, para a disputa do campeonato estadual. A Macaca tinha feito uma campanha ruim no ano anterior, e quase acabou rebaixada, então foi contratado novas peças em busca de uma campanha melhor, além de usar jogadores do Sub-20, que no início do ano foram vice da Copa São Paulo de Juniores.

Porém, as novas peças, como o experiente lateral-esquerdo  Eduardo, não foram o suficiente, pois só Gaúcho conseguiu ter um bom desempenho na equipe. O centroavante foi a peça chave na equipe, mas só ele não estava dando, pois o restante estava muito abaixo, tanto que a equipe fez uma péssima campanha.

A Ponte acabou sendo a última colocada na competição e acabou sendo rebaixada. Gaúcho, fez 22 jogos e 9 gols, um bom desempenho, mas sem ser o suficiente para salvar a sua equipe. Depois do final do estadual, Renato Gaúcho indicou o centroavante para o Fluminense, que havia ganho o Carioca.


Gaúcho, indicado pelo amigo Renato Gaúcho, aceitou a proposta e foi para o Rio de Janeiro, onde fez parte do elenco semifinalista do  Brasileirão. O centroavante já estava em fase final de carreira, ainda jogaria pelo Anápolis, mas não demoraria muito para deixar os gramados, aposentando em 1996.

Depois de parar de jogar, ele ainda foi um dos fundadores do Cuiabá Esporte Clube, que hoje está na Série A do Brasileirão. Infelizmente, Gaúcho começou a sofrer com o câncer de próstata, e no dia 17 de março de 2016 acabou falecendo em São Paulo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações