A história de Ahmed Shobair na seleção e no futebol egípcio

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Shobair atuando pela seleção egípcia

O futebol egípcio atualmente vive um momento de crescimento, incentivado principalmente pela imagem de Mohamed Salah e de Elmeny, jogadores da Premier League, mas também de diversos outros jogadores egípcios que atuam em toda a Europa. Muito antes de jogadores do país dos faraós fazerem sucesso pelo mundo ou mesmo no próprio país, como o caso de Aboutrika, um goleiro marcou a história da seleção de futebol egípcio: Ahmed Shobair, que completa 62 anos neste dia 29.

Ahmed começou a jogar futebol ainda muito jovem e chegou as categorias de base do Al-Ahly, estreando no time aos 20 anos. Começaria mais como goleiro reserva e inclusive passaria por empréstimo pelo Tanta antes de retornar ao Al Ahly e assumir de vez a titularidade do gol a partir da metade da década de 1980. se tornando a partir de então peça chave na equipe mais popular da África e quiçá do mundo.

Shobair passou a partir de então a ser um dos pilares do time naquele período. Suas defesas ajudaram o time a seguir com a dominação nacional que pratica até os dias de hoje, mas viveu seu grande momento no clube em 1987, quando suas defesas ajudaram o Al Ahly a conquistar nos pênaltis duas classificações durante a campanha do segundo título continental do clube, obtido na final diante do Al-Hilal. Isso veio no ano seguinte em que foi decisivo no título do Egito na Copa das Nações Africanas, conquistado nos pênaltis diante de Camarões, em 1986. 

Poucos anos depois, o arqueiro egípcio foi protagonista em outro momento histórico para o futebol egípcio, quando era o titular da seleção que jogou a Copa do Mundo de 1990 na Itália, sendo um dos responsáveis pelos empates diante de Holanda e Irlanda, na fase de grupos da competição. Já era na época um jogador experiente, com quase 30 anos, o que certamente ajudou na disputa mundial na Bota.


Atuou profissionalmente até 1997, quando decidiu pendurar as luvas, sendo um dos 10 jogadores com mais jogos pelo Al-Ahly, tendo mais de 200 jogos pelo clube. Depois da aposentadoria, seguiu tanto carreira como político, estando no parlamento egípcio e na Federação Egípcia de Futebol, quanto na TV, por onde ficou mais conhecido por seus programas de TV. Seu filho hoje é goleiro reserva do próprio Al Ahly.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações