Thierry Henry - O começo de uma carreira extraordinária no Monaco

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Henry surgiu novo no Monaco e o cacifou para a Copa do Mundo de 1998

Um dos maiores atacantes da história do futebol mundial, completa 45 anos hoje. Thierry Daniel Henry nasceu no dia 17 de agosto de 1977, em Les Ulis, Essonne, na França. O jogador se tornou um craque, reconhecido em todo o mundo, ganhando títulos importantíssimos por alguns clubes.

O seu auge foi na Inglaterra, quando atuou pelo Arsenal e conquistando alguns títulos, logo depois indo para o Barcelona, onde manteve seu alto desempenho. Mas tudo começou na própria França, quando o jogador passou por algumas equipes pequenas na categoria de base, até chegar no Monaco.

O atacante chegou no Monaco em 1992, com apenas 15 anos, e não demorou muito para subir para o profissional. Em 1994, Henry começou a atuar em algumas partidas pela equipe principal, mostrando seu grande potencial e ficando à disposição do treinador.

Em sua primeira temporada, o atacante jogou apenas 8 jogos, mas conseguiu participar de bons lances, tanto que conseguiu fazer três gols e uma assistência. O seu futebol impressionou nos poucos jogos e na temporada de 1995/96, Henry começou a ser aproveitado em mais tempo, tendo uma importância maior para sua equipe.

Ainda não era um jogador firmado, estava apenas buscando ser protagonista, mas como era muito jovem, as coisas demoraram um pouco. Na temporada de 1995, ele atuou em 22 jogos, entrando em algumas partidas, mas nada de ser titular, mesmo assim fez três gols e deu seis assistências.

A partir da próxima temporada, as coisas mudaram, o jogador se firmou na equipe titular e foi muito importante para sua equipe. Em 1996/97, a equipe do Monaco estava muito entrosada, tudo deu certo para o time, e Henry conseguiu mostrar todo seu potencial.

A temporada foi tão boa para Henry e sua equipe, que o time conseguiu se tornar Campeão Francês e o jogador foi um dos maiores destaques da competição. O atacante terminou a competição com 36 jogos, nove gols e oito assistências, ajudando muito na campanha do título.

Na temporada seguinte o desempenho se manteve do jogador, mas a equipe não conseguiu conquistar nenhum título. Porém, os números de Henry se manteve mesmo com menos jogos na temporada, o atacante participou de 44 jogos, com onze gols e doze assistências.

O Monaco sabia que seria muito difícil segurar o jogador por mais tempo, pois era um grande destaque do seu país, ainda mais por convocação para a sua seleção e conseguindo atuar muito bem. Chegando no final da temporada de 1997/98, o atacante foi campeão do Mundo junto com a França, o que deu mais visibilidade para Henry.


Em 1998/99, seus dias estavam contados na França, todos já sabiam que seria muito difícil continuar na equipe. O atacante ainda fez 19 jogos na temporada, mas saiu no meio dela para atuar na Juventus, porém, ficou pouco tempo na Itália e em 1999/00, se transferiu para o Arsenal.

E na Inglaterra foi onde tudo deslanchou, se tornando um dos melhores jogadores do mundo. Pelo Monaco, o atacante fez ao todo 141 jogos, com 28 gols e 37 anos, durante cinco temporadas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações