Theodore Whitmore - Um heroi na Jamaica

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Whitmore marcando um dos gols na vitória contra o Japão

Um dos maiores jogadores da história do futebol jamaicano, se não o maior, completa 50 anos hoje. Theodore Whitmore nasceu no dia 5 de agosto de 1972, em Montego Bay, na Jamaica, e se tornou um herói nacional. O meia foi quem fez a diferença na única vitória da sua seleção na Copa do Mundo.

O meia começou sua carreira na Jamaica e ficou em seu país por grande parte da sua carreira. Ainda teve passagens pela Inglaterra e Grécia, mas o seu grande destaque foi jogando por sua seleção, pois lá conseguia fazer uma grande diferença, pois era muito melhor do que seus companheiros.

A sua estreia pela seleção aconteceu em 1993, e a Jamaica já não tinha mais chances de se classificar para a Copa de 1994. Mas depois que a geração começou a mudar, as coisas melhoram, e o meia foi um dos grandes responsáveis para que isso ocorresse, junto com o goleiro Warren Barrett.

A seleção da Jamaica trouxe um técnico brasileiro para tentar se classificar à próxima Copa. O nome escolhido foi René Simões , que também foi responsável por aquela geração, que levou seu país pela primeira vez a grande competição mundial, o que já era muito importante.

O meia era fundamental para a equipe, mas todos sabiam que as chances eram mínimas de passar na fase de grupos. Mas o país parou para ver os jogos de sua seleção, pois esperavam pelo menos por um gol, mas as coisas não estavam acontecendo como todos queriam.

A Jamaica perdeu os dois primeiros jogos e foi para a última partida da primeira fase já eliminada. O time foi enfrentar o Japão, que também não tinha uma grande equipe, e que também já estava fora da próxima fase. Ambas as equipes querem ganhar para sair com a moral alta da competição.

O jogo tinha tudo pra ser muito equilibrado, mas a equipe da Jamaica entrou muito focada e foi contudo em busca do resultado e conseguiu. O time pressionou o rival e abriu o placar aos 34 minutos com Theodore, mas não ia parar por aí, com o gol a confiança aumentou.


A equipe começou a arriscar mais, pois a confiança no jogo estava alta, e as coisas estavam dando certo para a Jamaica. No segundo tempo, aos 54 minutos, novamente Theodore foi responsável por mais um gol, que deu uma boa vantagem a sua seleção para segurar o resultado.

A Jamaica recuou depois dos 2 a 0 e começou a esperar mais o Japão, que foi para cima contudo e conseguiu diminuir o placar. Aos 74 minutos, Masashi Nakayama fez o gol que deu esperança a sua equipe, mas não conseguiu empatar a partida. O resultado da partida foi 2 a 1, e Theodore saiu como um herói nacional, após a sua única vitória na Copa do Mundo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações