Há 49 anos, Armando Marques fazia uma grande lambança na decisão do Campeonato Paulista

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Armando Marques errou e FPF dividiu o título entre Santos e Portuguesa

Há 49 anos aconteceu um dos grandes erros da história do futebol mundial, que acabou dividindo um títulos entre duas equipes. Esse fato aconteceu em 1973 na final do Campeonato Paulista, quando Santos e Portuguesa se enfrentaram em busca do título, mas graças ao erro de Armando Marques, a final foi totalmente prejudicada.

Com mais de 115 mil pessoas no Morumbi para ver a grande decisão do campeonato estadual, o árbitro acabou prejudicando o grande espetáculo. Armando era um grande juíz, apitava quase todas as decisões, mas teve um erro “juvenil” na contagem das penalidades máximas.

A partida que tinha duas grandes equipes, com o Santos sendo o favorito, pois tinha o maior jogador de todos os tempos, que era o Pelé, mas que além do craque contava com outros grandes atletas. Porém, a Portuguesa conseguiu segurar a equipe do Peixe e levou a partida para as penalidades máximas.

Todos estavam esperando que o grande personagem da final fosse algum jogador, quase todos apontavam o Pelé, porém, não foi isso que aconteceu. O jogo terminou sem gols nos 90 minutos, ressaltando que a Lusa teve um gol mal anulado, e também na prorrogação nenhuma equipe conseguiu marcar.

A grande final ia se definir nos pênaltis, outro grande motivo para todos acharem que o personagem seria algum atleta, mas dessa vez poderiam ser os goleiros que poderiam defender os pênaltis e dar o título a sua equipe. E, isso estava acontecendo, porque o goleiro santista defendeu uma penalidade.

O time santista começou batendo os pênaltis com Zé Carlos, mas Zecão defendeu a cobrança. Mesmo perdendo o pênalti, o Peixe conseguiu abrir 2 a 0 nos pênaltis, com Cejas defendendo o pênalti de Calegari e a bola na trave de Wilsinho.

O Santos estava na frente, porém a Portuguesa ainda poderia igualar o marcador, mas aí veio o grande erro de Armando Marques. O árbitro acabou errando suas contas e encerrou a partida, não percebendo o ainda poderia haver um empate, porém o Santos se consagrou campeão após 4 anos sem títulos do campeonato estadual.


Pelé, já depois do ocorrido, em entrevista afirmou que no momento percebeu que alguma coisa estava errada, mas que acabou pensando que o erro foi da sua conta e não do árbitro. A equipe comemorou o título e a equipe da Portuguesa acabou saindo rapidamente do estádio, pois todas perceberam o grande erro.

Bem longe do estádio, já no Canindé, a diretoria da Lusa começou a tomar medidas para tentar anular o título santista e ameaçava entrar na justiça para ocorrer outra partida. A Federação Paulista percebeu o erro e quis marcar outra decisão, porém, por conta da falta de datas acabou decidindo dividir o títulos entre as duas equipes, para que não houvesse uma injustiça no caso.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações