A passagem de Pita no Guarani entre 1989 e 1990

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Pita atuando no Bugre

O Santos já foi a origem de diversos ótimos jogadores e craques do futebol brasileiro ao longo de sua história, muito além do maior de todos, o Rei Pelé. Em 1978, numa geração chamada de Meninos da Vila, surgiu um bom meia chamado Edivaldo Oliveira Chaves, mais conhecido pelo apelido de Pita. Maestro daquele time, o "menino maestro" completa 64 anos neste dia 4 de agosto. Já experiente, teve uma passagem pelo Guarani no fim dos anos 1980. 

Chegou ao Brinco de Ouro depois de uma passagem de altos e baixos pelo Racing Strasbourg, da França, entre 1988 e 1989. VInha ao Bugrão para a disputa do Brasileirão, no segundo semestre daquele ano, após a equipe fazer uma boa campanha no Paulistão, inclusive chegando a segunda fase da competição, mas ficando pelo caminho.

Pita era o meia da equipe que disputou o Brasileirão de 1989 e surpreendeu negativamente. O Bugre, acostumado a campanhas agudas naqueles anos, com dois vices então recentes, fez má campanha no nacional e acabou indo para a repescagem, onde acabou rebaixado para a segunda divisão do certame nacional, no primeiro ano onde se previa rebaixamento no Brasil. Pita fez 15 jogos e não marcou nenhum gol.

Acabou atuando mais na campanha do Paulistão de 1990. Naquele campeonato, o Bugre ficou próximo a classificação a fase final, terminando na quinta colocação. Pita esteve presente em 30 jogos na campanha, marcando dois gols. Na Série B, esteve na titularidade absoluta até o final da segunda fase, quando acabou preterido e não atuando mais pelo Verdão Campineiro. Encerrou aquela competição com 12 jogos e um gol.


No total, em dois anos atuando pela equipe bugrina, Pita esteve em campo por 57 vezes, marcando um total de três gols ao longo desse período. Deixa o time campineiro para atuar no Japão, já estando na parte final de sua carreira, que terminaria quando atuou pela Inter de Limeira, no ano de 1994. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações