São Marcos e suas boas estreias pelo Palmeiras e Seleção Brasileira

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Marcos, antes de se firmar como titular no gol do Palmeiras

Um dos maiores ídolos da história do Palmeiras completa 49 anos hoje. Marcos Roberto Silveira Reis, mais conhecido como São Marcos, nasceu no dia 4 de agosto de 1973, em Oriente, São Paulo. O goleiro, chegou muito jovem na equipe alviverde e ficou até o fim de sua carreira, também teve uma grande trajetória pela Seleção Brasileira.

Mas antes de tudo se tornar realidade, o jogador teve que fazer suas estreias, tanto pelo Verdão quanto pela seleção. Para poder continuar nos times, tinha que mostrar segurança e um bom desempenho, e o primeiro jogo é fundamental, pois é seu cartão de visitas.

Pelo Verdão, Marcos teve duas estreias, a primeira aconteceu em 1992, quando ainda era muito jovem e tinha acabado de chegar no clube. O goleiro é contratado depois de uma indicação do seu técnico de base da equipe do Lençoense, ele acabou sendo contratado.

A Parmalat tinha acabado de chegar para patrocinar a equipe e estava reformulando a equipe, desde o time principal quanto às categorias de base. Marcos chegou para o sub-20, mas ainda em 1992 conseguiu estrear em um amistoso, marcado no dia 16 de maio contra a Esportiva Guaratinguetá.

O Palmeiras já estava praticamente eliminado do Brasileirão, que na época só classificava os oitos primeiros para o mata-mata e começou a marcar amistoso para treinar a equipe para o Paulistão. Sua estreia no amistoso, foi tranquilo, pois o Alviverde era muito mais forte, mesmo não estando com o time completo, e ganhou com tranquilidade por 4 a 0.

Depois, Marcos voltou ao sub-20 e só retornou à equipe principal em 1996, quando já era o reserva de Velloso, o goleiro titular. Em 1996, o Velloso estava suspenso para a partida contra o Botafogo-SP pelo Paulistão, no dia 19 de maio. O Verdão repetiu o mesmo placar do amistoso de 1992, ganhou de 4 a 0, mas o goleiro foi mais exigido.

Na partida, acabou defendendo um pênalti, mostrando seu cartão de visita à torcida do Palmeiras. Depois de alguns meses, Velloso se lesionou e Marcos emplacou algumas partidas no time titular, mas só se tornou titular absoluto em 1999, quando foi Campeão da Libertadores pelo Alviverde.


Pela Seleção Brasileira, Marcos começou a ser convocado em 1996, mas só teve uma oportunidade no time titular em 1999. O goleiro fez parte dos convocados para a Copa América daquele ano, onde o Brasil foi campeão, e também das Copa das Confederações, mas não atuou.

O goleiro só teve chance em um amistoso em novembro contra a Espanha. O jogo foi muito equilibrado e Marcos fez boas defesas, conseguiu evitar alguns gols e a partida terminou empatada sem gols, uma boa estreia para o guarda-redes. Marcos só assumiu a titularidade em 2001, quando Felipão assumiu o comando técnico da seleção e o colocou como titular da equipe, e o jogador brilhou na Copa do Mundo de 2002.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações