Edílson Pereira de Carvalho e a Máfia do Apito em 2005

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

O árbitro esteve evolvido no episódio da Máfia do Apito em 2005

Edílson Pereira de Carvalho, ex-árbitro de futebol, está completando 60 anos de idade nesta quinta-feira, dia 4 de agosto de 2022. Ele pertencia aos quadros da FIFA enquanto esteve em atividade e se envolveu em muitas polêmicas ao longo de sua carreira.

Natural de Jacareí, cidade localizada na Região Metropolitano do Vale do Paraíba, o apitador foi o centro do escândalo da Máfia do Apito, que foi o maior golpe contra a credibilidade que o futebol brasileiro sofreu. Isso porque, árbitros estavam manipulando os resultados dos jogos das principais competições do âmbito nacional para fazer com que apostadores lucrassem por conta dos placares que estavam sendo encomendados.

Todo este esquema foi denunciado através de uma reportagem publicada pela revista "Veja", no dia 23 de Setembro de 2005. Edílson acabou sendo preso em sua casa, localizada em sua terra natal, no dia seguinte. Em uma boate na capital paulista, a Polícia Federal também deteve o empresário Nagib Fayad, popularmente conhecido como "Gibão", que foi considerado como o grande idealizador da "Máfia do Apito". O grupo ainda contava com o árbitro Paulo José Danelon.

Segundo as investigações feitas, ambos os juízes recebiam um total de R$ 10 mil por partida fraudada. Todo este episódio veio a ter maior repercussão durante a realização do Campeonato Brasileiro daquele ano. As suspeitas de manipulação acabaram fazendo com que os 11 jogos apitados pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho fosse cancelados e tiveram que acontecer de novo.

Esta decisão acabou beneficiando a equipe do Corinthians, que acabou perdendo os clássicos estaduais para Santos e São Paulo antes do estouro. Por conta de toda esta polêmica, o Timão acabou tendo uma nova chance de enfrentar o Peixe e o Tricolor Paulista no campeonato.


Os 11 jogos anulados do Campeonato Brasileiro que acabaram sendo cancelados foram os seguintes:

Vasco 0x1 Botafogo
Ponte Preta 1x0 São Paulo
Paysandu 1x2 Cruzeiro
Juventude 1x4 Figueirense
Santos 4x2 Corinthians
Vasco 2x1 Figueirense
Cruzeiro 4x1 Botafogo
Juventude 2x0 Fluminense
Internacional 3x2 Coritiba
São Paulo 3x2 Corinthians
Fluminense 3x0 Brasiliense

Este episódio acabou fazendo com que a classificação final do Brasileirão daquele ano sofresse uma grande alteração. Na tal edição, o campeão da principal competição do futebol nacional acabou sendo o Corinthians com três pontos a mais do que a equipe do Internacional. O cancelamento dos resultados destas partidas impediram que o Colorado terminasse o torneio com o título e um ponto a frente do clube Alvinegro do Parque São Jorge.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações