Vai começar a "primeira fase eliminatória" da Liga dos Campeões da UEFA

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/UEFA

Troféu da UCL

Muitos de nós temos a imagem da Liga dos Campeões formada pelos enfrentamentos entre os gigantes europeus, como a recente final entre os titãs Liverpool e Real Madrid, o balado enfrentamento deste mesmo Madrid contra o endinheirado Manchester City, os jogos envolvendo os times que conhecem o caminho das pedras continental, entre outras partidas envolvendo carinhas conhecidas. Mas, a competição começa bem antes dos queridinhos conhecidos jogarem seus primeiros jogos e a terça deste dia 5 de julho marcará o início da disputa da maior competição de clubes do mundo para alguns clubes.

É bem verdade que dificilmente algum dos times que jogará e joga na "primeira" preliminar da "UCL" é sequer conhecido pelo grande público. Dificilmente algum dos envolvidos neste dia de disputa sequer chegará a disputar a fase de grupos. Alguns destes times chegam já de uma fase ainda anterior a essa, conhecida como a repescagem da primeira eliminatória, que é conhecida como eliminatória preliminar e trouxe o Vikingur, da Islândia para a disputa.

Serão 15 jogos neste primeiro round de qualificação e os clubes mais "conhecidos" disputando esta fase são o Cluj, da Romênia, que recentemente jogou algumas vezes a fase de grupos, chegando inclusive perto de avançar ao mata-mata e o Malmo, que, é claro, já foi finalista da competição e acabou perdendo para o Nottingham Forrest, em 1979, mas que há muito tempo sequer chega aos mata-matas. Há também o Feréncvaros, da Hungria, que já foi o time de um tal de Puskás e por algum tempo era o melhor time do planeta, na era dos Magiares.

Um dos conhecidos fará o jogo número um da fase, no dia 5, entre Cluj e Pyunik, campeão da Armênia. Também no dia 5 o Ludogorets, campeão da Bulgária, enfrenta o Sutjeska, campeão montenegrino, o Vikingur, campeão islandês pega o Malmo, que aliás é o campeão sueco, o Ballkani, campeão kosovar enfrenta o campeão lituano Zalgiris, mais conhecido pelo seu timaço de basquete aliás. Ainda teremos neste dia o Shamrock Rovers, campeão irlandês, contra o Hibernians, campeão de Malta, o New Saints, campeão galês, num confronto britânico contra os campeões norte-irlandeses do Linfield, o Lech Poznan, geralmente conhecido campeão polonês contra o Qarabag, campeão do Azerbaijão e Shkupi, campeão macedônio, contra o Lincoln Red Imps, campeão de Gibraltar.


Esta altura, você que lê o texto já percebeu que a maioria dos envolvidos aqui são campeões nacionais de países menores no mundo do futebol. O padrão segue na quarta, dia 6, com Maribor, da Eslováquia contra o Shakhtyor, da Bielorrússia, Dudelange, de Luxemburgo, enfrentando o Tirana, da Albânia, Tobol, do Cazaquistão, diante do conhecido Ferencvaros, da Hungria, o confronto de nomes curtos entre HJK, da Finlândia e RFS, da Letônia, o duelo entre os campeões da Noruega, Bodo/Glimt contra os da Ilhas Faroe, Klaksvík, o confronto entre o Zrinjski, da Bósnia e o Sheriff, campeão moldavo que virou queridinho do mundo recentemente ao vencer Internazionale e Real Madrid e por fim o confronto entre os campeões eslovacos do Slovan Bratislava e os campeões da Georgia, o Dinamo Batuli. 

Os jogos não tem transmissão para o Brasil, estando sequer disponíveis no HBO Max, streaming da TNT, dona dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões, então quem quiser assistir terá de fazer um difícil "rolê" pelos futemax da internet. Os classificados desta fase irão para a segunda eliminatória, que tem alguns times bem conhecidos, como o Olympiakos, da Grécia. Só o tempo dirá se algum desses times conseguirá chegar a fase de grupos. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações