Treinador Fernando Santos se pepara para curso Licença B após trabalho com o Sub-20 do Assisense

Foto: arquivo pessoal

Fernando Santos trabalhando no Assisense

Depois de ter dirigido o Sub-20 do Assisense no início da segunda fase do Campeonato Paulista da categoria, tendo dirigido a equipe em dois jogos, o treinador Fernando Santos parte agora para mais um desafio em sua carreira: fazer o curso de Licença B para técnicos da CBF Academy e, com isto, expandir ainda mais as possibilidades de trabalho.

Fernando Santos foi jogador profissional, com passagem pelo Corinthians de Presidente Prudente. Formado em Educação Física, Especialista em Treinamento Esportivo pela UNESP de Presidente Prudente, iniciou a carreira de treinador na base da Academia de Futebol International Sports. Também soma passagens por Marília, Vocem e o próprio Assisense, todos na base. Fez estágio no Talleres de Córdoba e na Universidad Católica do Chile. Também foi auxiliar no profissional das duas equipes de Assis.

O treinador fala sobre o seu último trabalho. "Recebi o convite por parte do presidente Fábio de Mello para a disputa da segunda fase do Paulista Sub20. A gestão do clube acredita e administra o futebol de base como ferramenta importante para o futuro na manutenção de sua equipe profissional e futuras negociações. Encontrei atletas e comissão técnica comprometidos e extremamente profissionais, sendo que 30% desses jogadores disputaram o Campeonato Paulista da Segunda Divisão e se integraram ao elenco apenas na penúltima rodada da Segunda Fase. Com apenas 23 dias no comando implementei minha filosofia de trabalho e convicções mas sem mudar o sistema de jogo", disse.

Ele também comenta sobre os jogos que fez com a equipe. "Eu indiquei alguns reforços e, infelizmente, não houve tempo hábil para a estreia deles na primeira rodada da segunda sase, no Tonicão, contra o Desportivo Brasil. Mesmo sem os reforços, a equipe fez um jogo muito equilibrado, com boas chances de gols, embora nosso time tenha perdido por 2 a 0. Na véspera do jogo contra o Ibrachina FC, treinamos no CFA Laudo Natel, do São Paulo FC, no campo sintético para adaptação. Viajaram todos os reforços e treinamos uma variação tática, mas infelizmente somente o volante Gustavo Cabelo teve condições de jogo. Entrei com o mesmo sistema usado em casa, o 4-3-3, mas a ideia era um 4-4-2, usando três volantes em um sistema losango no meio campo haja, vista que o adversário possui um jogo muito rápido dentro de casa, devido ao seu gramado. O jogo foi de alta qualidade técnica e entrega de ambos os lados, o resultado foi 3 a 1, mas o Assisense valorizou muito a vitória do Ibrachina", explicou.

Fernando Santos conta que perdeu peças do elenco ao longo do seu trabalho. "Na antevéspera da partida contra o Ibrachina, a equipe negociou os atletas titulares Maranhão, zagueiro, e Gustavo, centroavante, para uma equipe profissional da Segunda Divisão de Minas e os atletas nem viajaram com a delegação.  Após a partida, o presidente me comunicou que o capitão da equipe, o lateral João Silveira, foi negociado com o Figueirense Sub20 e o volante Cassiano, Rafael goleiro e o preparador Físico Marcio Caina para o Inter Minas". afirmou.


Pensando no futuro de sua carreira, o treinador resolveu investir em aprimoramento e decidiu deixar o Assisense para se dedicar ao curso de Licença B da CBF. "Comuniquei meu desligamento no dia subsequente ao jogo do Ibrachina FC para dedicar a minha formação. Começo neste mês o Curso da CBF Academy Licença B, finalizando-o em setembro, em Salvador", argumentou.

Para finalizar, Fernando Santos falar sobre os próximos passos na carreira. "Com relação à projeções futuras, penso analisar propostas que surgirem como treinador de equipes com projetos estruturados na Base, Auxiliar Técnico profissional e treinador de equipes profissionais", completou.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações