Thomas N'Kono e sua passagem no Espanyol, se tornando um líder e ídolo no clube

Por Fabio Rocha
Foto: Arquivo

O camaronês N'Kono foi goleiro do Espanyol por nove anos

Um dos maiores jogadores da história do futebol camaronês, completa 67 anos hoje. Thomas N'Kono nasceu em Dizangue, em Camarões, no dia 20 de julho de 1955, e se tornou um excelente goleiro, disputando três Copas do Mundo. O goleiro começou a atuar em seu continente e depois deixou a África para atuar na Europa, mais precisamente no Espanyol de Barcelona.

O goleiro começou sua carreira no Canon Yaoundé, no ano seguinte foi para o rival Tonnerre, mas por lá também só ficou um ano, e depois retornou ao Canon. Nessa equipe, ele ficou por muitos anos, ganhando até como o melhor jogador da África em 1979.

Em 1982, foi disputar sua primeira das três Copas do Mundo que atuou. O jogador era uma grande promessa de seu país, já estava mais consolidado em seu continente, mas precisava mostrar em outro lugar. Após a Copa do Mundo, ele teve interesses de alguns clubes Europeus, e acabou assinando contrato com o Espanyol.

Quando chegou no clube de Barcelona, o goleiro assumiu a titularidade rapidamente, se mostrou muito confiável e fez grandes jogos pela equipe. O guarda-redes era um líder dentro de campo, orientava todos, era um técnico dentro de campo e por isso foi se tornando um líder.

A equipe do Espanyol não disputava muitos títulos, não era uma equipe que recebia grandes investimentos, como é o Real Madrid e Barcelona, mas a equipe conseguiu dar um jeito de ser competitiva e conseguia às vezes bater de frente com os gigantes do futebol nacional.

O goleiro foi se tornando um grande jogador para o clube ao longo do tempo, continuou sendo convocado para a sua seleção, que acabou ficando de fora da Copa do Mundo de 1986. N'Kono manteve sua titularidade por muito tempo no Espanyol, passando muita confiança a todos.

Na temporada de 1987/88, a equipe conseguiu brigar por título e conquistou uma competição importantíssima. A equipe do Espanyol conseguiu levantar o título da Copa Uefa, um grande torneio internacional, que coroou o grande trabalho da equipe de Barcelona, e foi o primeiro título do goleiro no clube.

O jogador ainda se manteve por mais tempo na titularidade e continuava com as convocações para a sua seleção, que em 1990 conseguiu ir para a Copa do Mundo, e foi a segunda vez do goleiro na competição, que terminou sua participação em 1994 no torneio.


Após a volta da Copa, o Espanyol contratou Vicente Biurrun, que é um hispano-brasileiro. Por conta disso, o goleiro Camaronês perdeu espaço na equipe e foi para a reserva, o que não agradou em nada o grande goleiro.

Em 1991, o goleiro acabou preferindo deixar a equipe do Espanyol, após 303 jogos com a camisa da equipe. N'Kono deixou a equipe, mas se manteve na Catalunha, para atuar na pequena equipe do Sabadell.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações