Perivaldo e sua linda passagem pelo Botafogo, se tornando ídolo da equipe carioca

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Perivaldo atuou pelo Botafogo entre 1978 e 1982, tendo uma saída por empréstimo ao São Paulo

"Não tem Leandro, nem Edevaldo, o lateral da seleção é Perivaldo!". Essa música era cantada pela torcida do Botafogo a um dos grandes ídolos do clube, que completaria 69 anos hoje. Perivaldo Lúcio Dantas, nasceu em Itabuna, na Bahia, no dia 12 de julho de 1953, e se tornou um dos grandes laterais de sua época.

O jogador começou a sua carreira pela equipe da sua cidade, o Itabuna, logo depois foi para a grande equipe do estado, o Bahia. Após se destacar na equipe baiana, o lateral acabou se transferindo para o futebol carioca, em 1978, onde conseguiu fazer grande sucesso.

Quando chegou era apenas mais um, mas aos poucos foi se transformando dentro do clube. Perivaldo era completamente profissional, vivia a maior parte do seu dia treinando nas instalações do Botafogo, era o primeiro a chegar e o último a sair, demonstrava uma garra e uma vontade fora do normal.

O seu profissionalismo impressionou a todos no clube e em pouco tempo tornou- se titular da equipe. Além da sua vontade, o lateral tinha uma grande habilidade, era muito rápido, conseguia chegar na linha de fundo com tranquilidade e tinha um cruzamento espetacular, colocava a bola na cabeça dos atacantes.

Aos poucos foi ganhando a idolatria da torcida, que começou a fazer músicas para o jogador. Mesmo com seu alto nível e sua vaga na equipe titular garantida, o atleta se manteve muito profissional, jogava no domingo e na segunda já estava novamente no clube junto com os reservas para treinar.

O seu foco e sua vontade eram o grande diferencial dele para os outros jogadores, ele tinha um físico invejável, pois se cuidava muito e treinava em um ritmo muito forte. Infelizmente ele não pegou uma fase vitoriosa no Botafogo (1978-1982), por isso acabou não conquistando títulos, mas mesmo assim se tornou um grande jogador na história do clube.

Depois de muitos anos no clube, o jogador acabou sendo emprestado ao São Paulo em 1981 e ficou na equipe paulista por uma temporada, conquistando o Campeonato Paulista daquele ano. Na temporada seguinte voltou a equipe do Botafogo, mas dessa vez voltou com novidades.

O lateral quando foi para o São Paulo, começou a ser chamado para a Seleção Brasileira e manteve as convocações quando voltou para o Botafogo. O jogador foi convocado para a Copa do Mundo e foi reserva do Leandro, grande lateral do Flamengo.


Com o fim da temporada de 1982, o jogador acabou se transferindo para o futebol paulista, mas dessa vez para o Palmeiras e depois teve algumas passagens fora do país, até encerrar sua carreira. Após o término de sua carreira, passou por péssimos momentos em Portugal, se tornou morador de rua, mas conseguiu ajuda e retornou ao Brasil, e conseguiu se reerguer.

O jogador teve uma linda história dentro e fora dos gramados, com ótimos e péssimos momentos, mas sempre se manteve com sua alegria e irreverência. No dia 27 de julho de 2017 acabou morrendo, aos 64 anos, decorrente de uma pneumonia.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações