A convulsão de Ronaldo e o vice campeonato do mundo em 1998

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Ronaldo sofreu uma convulsão antes da final do Mundial de 98 diante da França

Nesta terça-feira, dia 12 de julho de 2022, se completam 26 anos que o Brasil foi derrotado pelo placar de 3 a 0 na grande decisão diante da França, a anfitriã da Copa do Mundo de 1998. Na ocasião, a Amarelinha tinha uma grande equipe, mas a recompensa viria quatro anos depois.

Ao longo da competição, a Seleção Brasileira venceu a Escócia na estreia por 2 a 1, ganhou do Marrocos de 3 a 0 e fechou a primeira fase com derrota para a Noruega pelo placar de 2 a 1. Nas eliminatórias, despachou o Chile na oitavas de final, a Dinamarca nas quartas, e a Holanda nas semifinais, nos pênaltis.

Do outro lado, a Seleção Francesa teve 100% de aproveitamento na fase de grupos, vencendo a África do Sul por 3 a 0, aplicando uma goleada de 4 a 0 para cima da Arábia Saudita e batendo a Dinamarca pelo placar de 2 a 1. Nas oitavas de final, os Bleus tiraram o Paraguai na prorrogação, a Itália através dos pênaltis nas quartas e a Croácia nas semifinais.

Momentos antes da bola começar a rolar na grande decisão, aconteceu um fato que acabou causando espanto à todos. Isso porque, foi comunicado à imprensa de que o time brasileiro começaria com Edmundo no ataque, substituindo Ronaldo. Para alguns, isso seria apenas uma estratégia para confundir os franceses. Porém, chegaram informações de que o camisa 9 teve um mal-estar, mas não se sabia o que realmente.

Porém, na escalação final, Ronaldo foi para campo, mas teve uma atuação irreconhecível. Muito por conta de tudo o que havia acontecido antes da partida. A França conseguiu ter o controle durante a maior parte do tempo, no jogo realizado no Stade de France, em Saint-Denis, região metropolitana de Paris, não deu chances à equipe Canarinho e venceu pelo placar de 3 a 0.

No primeiro tempo, Zidane, uma dos maiores carrascos do Brasil, abriu uma vantagem de dois gols com 27 e 46'. Já na etapa complementar, Petit deu números finais ao confronto marcando o terceiro tento aos 92' e levando a França a ser campeã mundial pela primeira vez em sua história.


Depois do jogo é que veio as notícias de que Ronaldo tinha tido a convulsão, que não sabia de nada, pois estava dormindo quando teve ataque e ficou desacordado em seguida. Enquanto a Seleção fazia a preleção para o jogo, o Fenômeno passou por uma bateria de exames em uma clínica em Paris, foi direto para o estádio e como os exames não apontaram nada de grave, ele foi para o jogo. O caso até hoje é motivo de teorias da conspiração, mas o que se sabe é que R9 passou mal e o Brasil perdeu a final.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações