O início e a passagem de Gustavo Nery no Santos

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Gustavo Nery em sua época de Santos

Neste dia 22 de julho completa 45 anos um dos laterais que andou por clubes do Brasil ao longo de sua trajetória em boa parte dos anos 1990 e 2000. Nascido na cidade de Nova Friburgo, Gustavo Nery rodou por vários clubes brasileiros ao longo de sua carreira e chegou a inclusive jogar no futebol europeu e atuar também pela seleção brasileira. Seu início de carreira foi no Santos, por onde teve algumas outras passagens.

Nery chegou a Vila Belmiro jovem e acabou alçado aos profissionais do Peixe em 1995, após ser campeão do Paulistão sub-17 em 1994, fazendo inclusive o gol do título diante da Ferroviária na Vila. Naquele primeiro ano, receberia poucas oportunidades, estando mais no banco de reservas do que em campo. Ainda assim, fez parte do elenco vice-campeão brasileiro no ano Apesar de jogar pouco, chegou inclusive a marcar gols na campanha do Brasileirão. 

Porém, com pouco espaço, acabou emprestado para o Coritiba, onde teve boa passagem e retornou ao Santos no ano de 1997. Tinha dificuldades para achar seu espaço no time de Vila Belmiro e apesar de lateral acabou mais reconhecido pelos gols do que pelas atuações defensivas. Revezava entre a titularidade e a reserva com jogadores como Athirson e Anderson Lima. 


O ano em que acabou atuando mais pelo Alvinegro Praiano foi em 1999, quando acabou assumindo a posição de lateral direito num ano que não foi tão positivo para o time de Vila Belmiro, que vinha de duas boas campanhas no Brasileirão e acabou não repetindo a dose em 1999. Ao final daquela temporada, acabou deixando o Alvinegro Praiano, se transferindo ao Guarani.

Pelo Santos, acabou atuando em 81 partidas, segundo dados da Assophis e marcando oito gols. Curiosamente, sua principal ação relacionada ao Peixe veio quase 10 anos depois de deixar o time de Vila Belmiro, em 2008, quando uma bola chutada de maneira bizonha por Quiñonez desviou em Gustavo e foi para o fundo das redes da Vila Belmiro, em um jogo vencido pelos alvinegros diante do Inter que acabou por salvar o clube do rebaixamento. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações