O início de Édson "Pelé" Araújo na Lusa

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Apelidado de Edson Pelé, atacante teve bom começo na Lusa

Alguns jogadores acabam fadados a se complicarem na carreira devido a apelidos que dificultam que o atleta viva a expectativa criada. Édson Araújo, apelidado no início de carreira de Édson "Pelé", é um desses casos. Completando 42 anos neste dia 26 de julho, o ex-atacante viveu até um bom início na Lusa, mas acabou atrapalhado pela ascensão de outros atletas e abriu mão do apelido para que ele não complicasse sua carreira.

Édson foi formado nas categorias de base da Lusa e alçado ao time principal no início dos anos 2000, quando tinha 19 anos. Com algumas boas atuações no Brasileirão, chegou a salvar a Lusa de algumas derrotas já naquele campeonato. Não chegou perto de Irênio, que foi artilheiro da equipe rubro-verde na competição, mas deixou seus golzinhos. Acabou ajudando a Lusa a ficar numa posição menos pior na tabela.

A partir de 2001, passou a ganhar mais espaço na equipe e atuar mais regularmente até a ascensão de Ricardo Oliveira, que acabou tirando seu espaço no time principal. Ainda assim, atuou em algumas partidas ao longo do ano, marcando alguns gols. Se destacava mais pelas jogadas que criava do que por ser artilheiro, papel que cabia mais a Oliveira.


Em 2002, era um dos jogadores que revezava no ataque. No final daquele ano, viveu uma das piores tragédias pessoais que uma pessoa pode passar, quando foi baleado em meio a um assalto sofrido quando saia de casa, reduzindo a quantidade de jogos em que ficou disponível para atuar pelo time rubro-verde. Ainda assim, seguiu atuando profissionalmente com a bola alojada no pescoço durante a carreira, sendo chamado, em algumas oportunidades, de Édson Bala. 

Segundo números do portal Ogol, fez 13 gols em 62 jogos pela equipe rubro-verde. Deixou o clube em 2003 para jogar no Japão, onde atuaria na J-League, pelo Omiya Ardija. Em 2004, atuou no Corinthians, no time que por pouco não caiu no Paulistão. Ele encerrou a carreira em 2012, no XV de Jaú.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações