O início de carreira avassalador de Patrick Kluivert no Ajax

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Kluivert defendendo o Ajax

Um dos grandes goleadores da Seleção Holandesa completa 46 anos. Patrick Stephan Kluivert nasceu em Amsterdam, no dia 1 de julho de 1976, e se tornou um artilheiro nato. O jogador surgiu em um grande time do seu país e desde seu início conseguiu fazer história, se tornando ídolo do clube.

O atacante chegou no clube muito novo, com apenas 8 anos, e por lá continuou até conseguir subir pro profissional. Na temporada 1994-95, Patrick conseguiu ter chances a equipe de cima, ainda sem grandes minutos, mas começou a entrar em alguns jogos com o decorrer das partidas.

Nas partidas que ia entrando, o jogador conseguia se destacar e ia ganhando minutagem a cada jogo, se tornando um atleta importante para o grupo. Começou a fazer seus gols e ia ganhando muita moral na equipe, começando a ser o substituto direto no ataque.

Patrick entrava em todo jogo e sempre chamava a atenção da comissão técnica, era um grande finalizador e se movimentava muito. A partir de 1994, o atacante começou a ser chamado para a seleção principal, pois já havia passado por todas as categorias de base da Holanda.

Naquela temporada, o Ajax vivia um grande momento, com grandes jogadores e que conseguiram formar uma equipe fortíssima. O jogador logo quando subiu já se acostumou a ganhar títulos, o seu primeiro foi a Supercopa dos Países Baixos e com o decorrer da temporada levantou o título nacional da Eredivisie.

Mas ainda o principal título não tinha vindo, mas a equipe estava na decisão do torneio internacional e foi nessa final que Patrick apareceu para o mundo. Na grande decisão da Champions League contra o Milan, no dia 24 de maio de 1995, o atacante foi responsável pelo único gol do jogo, que deu o título para o Ajax.

Com o gol, o jogador se tornou o atleta mais jovem a marcar em um decisão de Champions League, com 18 anos, 10 meses e 23 dias. A partir do gol, tudo mudou, o atacante se tornou um destaque internacional e começou a chamar a atenção de todo o mundo.


Em 1995 levantou outros títulos como a Copa Intercontinental, Supercopa da UEFA e foi bicampeão da Supercopa dos Países Baixos. Além desses títulos menores, o Ajax foi novamente Campeão da Liga nacional, levantou mais um título da Eredivisie, com o jogador sendo destaque.

Mas depois dessa temporada, o jogador se destacou muito e seria difícil segurá-lo, mesmo assim Patrick ainda permaneceu por mais um ano, mas acabou não conquistando mais nenhum título, mas seu futebol continuou se destacando. No meio do ano de 1997, ele acabou sendo negociado com o Milan, mas não deu certo por lá, e logo na sequência foi vendido para o Barcelona, onde se tornou ídolo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações