Há 46 anos, Cruzeiro conquistava a Libertadores pela primeira vez

Com informações de O Tempo
Foto: arquivo

Jogadores levantam a Taça da Libertadores

Este 30 de julho marca os 46 anos que o Cruzeiro conquistou a primeira Copa Libertadores da América. Foi no Estádio Nacional de Santiago, no Chile, uma vitória por 3 a 2 sobre o River Plate, no terceiro jogo da decisão.

Em campo, o Cruzeiro varreu os adversários. Logo na primeira apresentação do time comandado por Zezé Moreira, um 5 a 4 diante do Internacional, que soou com um troco bem dado ao time que no ano anterior tinha conquistado o Campeonato Brasileiro justamente em cima da Raposa. Era a força que os celestes precisavam para fechar a primeira fase invictos: em seis partidas, cinco vitórias e um empate.

Na segunda fase, uma trajédia poderia ter abalado as estruturas dos jogadores. O atacante Roberto Batata morreu em um acidente de carro na rodovia Fernão Dias, em Três Corações, quando ia visitar a família após as vitórias pela América do Sul do time estrelado: diante da LDU, do Equador (3 a 1) e de Alianza Lima, do Peru, por 4 a 0. O luto se transformou em força dentro de campo.

Prova disso foi a goleada do Cruzeiro por 7 a 1 diante do Alianza, a primeira partida daquela Libertadores sem Batata. Na sequência, um 4 a 1 diante da LDU, resultados no Mineirão que garantiram a Raposa na grande final diante do River Plate.

Nas três partidas que valiam a taça, uma vitória para o Cruzeiro (4 a 1, no Mineirão), e uma para o River (2 a 1, no Monumental de Nuñez). O caneco só foi levantado em Santiago, no Estádio Nacional. O gol da vitória foi cravado por Joãozinho, de falta, aquela cobrança perfeita que garantiu o 3 a 2 no placar, corando uma campanha brilhante: em 13 jogos, 11 vitórias, um empate e uma derrota.

Primeira fase
07/03 - Cruzeiro 5 x 4 Internacional - Mineirão, BH
14/04 - Luqueño 1 x 3 Cruzeiro - Defensores del Chaco, Assunção
18/03 - Olímpia 2 x 2 Cruzeiro - Defensores del Chaco, Assunção
24/03 - Cruzeiro 4 x 1 Luqueño - Mineirão, BH
28/03 - Internacional 0 x 2 Cruzeiro - Beira-Rio, Porto Alegre
04/04 - Cruzeiro 4 x 1 Olímpia - Mineirão, BH


Semifinal
09/05 - LDU 1 x 3 Cruzeiro - Atahualpa, Quito
12/05 - Alianza 0 x 4 Cruzeiro - El Mamute, Lima
20/05 - Cruzeiro 7 x 1 Alianza - Mineirão, BH
30/05 - Cruzeiro 4 x 1 LDU - Mineirão, BH

Final
21/07 - Cruzeiro 4 x 1 River Plate - Mineirão, BH
28/07 - River Plate 2 x 1 Cruzeiro - Monumental de Nuñez, Buenos Aires
30/07 - Cruzeiro 3 x 2 River Plate - Estádio Nacional, Santiago
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações