Em 1991, Maringá sediou a primeira Copa América Feminina com o Brasil sendo campeão

Com a colaboração de Edson de Lima
Fotos: arquivo

A Seleção Brasileira de 1991

De olho em Austrália/Nova Zelândia 2023 e Paris 2024, no próximo 8 de julho começa a edição de 2022 da Copa América Feminina, na Colômbia. No dia seguinte, a Seleção Brasileira, contra a Argentina. Mas não só isso, o time vai em busca do oitavo título regional. Com exceção do torneio de 2006, o Brasil foi campeão de todas as edições desde a primeira, em 1991.

Foi em 1991 na cidade de Maringá, no norte do Paraná, realizada a primeira edição da Copa América feminina de futebol. Estabelecida em 1986, a seleção brasileira foi anfitriã de uma competição que também contou com chilenas e venezuelanas. Disputaram um triangular de pontos corridos.

Adriana Viola e Edil

O campeão foi o Brasil, com vitórias de 6 a 1 sobre o Chile, em 28 de abril, e 6 a 0 em cima da Venezuela, em 5 de maio. Estre estas duas partidas, as chilenas bateram as venezuelanas por 1 a 0, em 1º de maio. Com este primeiro título, assegurou a vaga para a também primeira Copa do Mundo Feminina da FIFA, disputada naquele mesmo ano, na República Popular da China.

Artilheira e treinador - Em dois jogos, o Brasil fez 12 gols e sofreu apenas um. A artilheira do Brasil e da competição foi Adriana Viola, que balançou as redes em quatro oportunidades. Ela era a única jogadora daquela seleção que atuava fora do país, pois disputava o campeonato universitário dos Estados Unidos. O selecionado brasileiro foi dirigido por Edson Luis Antunes, o Edil.


Era o pontapé inicial para uma linda história verde e amarela no torneio regional. Em oito disputados até hoje, sete conquistas. A oitava poderá acontecer em julho, em mais uma edição da Copa América, desta vez na Colômbia. A estreia será no dia 9, em Armênia, contra as argentinas, algozes do único título que escapou das brasileiras, em 2006.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações