Amarildo, o Possesso, na Roma

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Amarildo ficou uma temporada na Roma

Um dos grandes jogadores da história do futebol brasileiro completa 83 anos hoje. Amarildo Tavares Silveira nasceu no dia 29 de julho de 1939, em Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro. O atacante começou em um clube de sua cidade e se transformou em um dos principais jogadores do século passado, conquistando grandes títulos e recebeu o apelido de possesso após a grande Copa do Mundo que fez em 1962. Já na tenmporada 1971-1972, ele defendeu a Roma.

O atacante passou por grandes times, passou pelo Flamengo, não tendo muitas chances e quase desistiu de sua carreira, mas depois foi para o Botafogo e se tornou ídolo da equipe carioca. Pelo Fogão, o jogador foi chamado para a Seleção Brasileira e conseguiu carregar a equipe junto com seu companheiro de time Garrincha, conquistando a Copa do Mundo de 1962.

Amarildo já chamava a atenção de todos nacionalmente, sua habilidade era impressionante, era um atacante rápido e que tinha muita categoria na hora de finalizar, marcando mais gols pelo Botafogo. Depois que ganhou a Copa chamou a atenção de mais clubes internacionais e foi vendido para a Itália.

O seu primeiro clube na Itália foi o Milan e por lá teve mais sucesso, conseguiu atuar em mais partidas sendo titular, foi muito importante para a equipe e ficou por quatro temporadas na equipe. Depois do Milan, o atacante foi contratado pela Fiorentina, mais uma equipe Italiana e por lá ficou três temporadas.

Já no seu final de carreira, não estava mais no auge, não conseguia reproduzir as mesmas atuações do passado. Mesmo não estando na sua melhor fase, o jogador continuou no futebol Italiano, foi contratado por mais uma equipe gigante do país, dessa vez foi a Roma, para jogar a temporada 1971-1972.

O jogador chegou para ser titular na equipe, que precisava de um jogador rápido e matador dentro da área, por isso chegou na grande equipe. Ele se tornou titular, mas não tinha mais o físico de alguns anos atrás e não aguentava por muito tempo, mas conseguiu fazer algumas boas partidas.


Amarildo ficou apenas uma temporada na Roma, pois não conseguiu se manter em alto nível, o atacante entrou em campo em 33 partidas e marcou dez gols, são bons números, mas mesmo assim não foi o suficiente para ele continuar no futebol italiano.

Logo quando terminou seu contrato na Itália, o atacante retornou ao Brasil e assinou com mais uma equipe carioca, dessa vez com o Vasco. Amarildo não se manteve no mesmo nível e atuou poucas vezes pela equipe vascaína, logo depois se aposentou dos gramados.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações