40 anos da primeira decisão por pênaltis da história das Copas

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

França e Alemanha Ocidental protagonizaram a primeira decisão por pênaltis em Copas do Mundo

Nesta sexta-feira, dia 8 de julho de 2022, se completam 40 anos da primeira decisão por pênaltis na histórias das Copas do Mundo. Na ocasião, a Alemanha Ocidental e a França proporcionaram uma grande partida de futebol, válida pelas semifinais do mundial de 1982, que até hoje, tem um gosto bastante amargo para a torcida brasileira.

Um dia depois de Rossi colocar a Itália na grande final ao balançar as redes daquele grande conjunto que a Polônia tinha por duas vezes, alemães e franceses tiveram de definir quem teria o direito de disputar o título com a Squadra, que havia eliminado o Brasil naquela mesma edição. A partida foi realizada em Sevilla, às 21h, no Estádio Ramon Sanchez Pizjuan. A Alemanha Ocidental já havia conquistado dois mundiais, enquanto os franceses ainda não tinham conquistado nenhum, mas queriam mostrar para que chegaram até ali. Por isso, a perspectiva para este duelo era muito boa.

Littbarski foi o responsável pelo gol que abriu o placar aos 17' de bola rolando ao emendar um belo chute de fora da área uma bola tirada pela defesa francesa. O time dos Bleus não se abateram e conseguiram buscar o empate com Platini, exatamente nove minutos após o gol da Mannschaft. Apesar do grande volume de jogo da equipe azul durante a etapa complementar, aquela igualdade continuou no marcador até o fim do tempo regulamentar, fazendo com que o duelo e o sofrimento das agremiações se estendesse para a prorrogação.

Nos 30 adicionais, tivemos mais quatro gols. Já de início, Tresor aproveitou jogada de bola parada com um belo chute de primeira e virou o jogo. Cerca de seis minutos depois, Giresse acertou um balaço na entrada da área e para abrir dois tentos de vantagem para os germânicos e tranquilizar os Bleus para o restante do embate. Porém, quando os alemães davam sinais de muito desgaste, Rummenige recolocou o selecionado alemão ainda no primeiro tempo da prorrogação. Nos minutos iniciais da segunda etapa, Fisher, acertou uma maravilhosa meia bicicleta e levou a decisão para os pênaltis.

Já nos tiros da marca fatal, quatro das cinco primeiras foram convertidas. Pelos alemães, o Stielike não acertou o terceiro tiro, e ainda contou com a sorte de Six ter desperdiçado a oportunidade de manter seu time em vantagem. Nas alternadas, os franceses, que abriram a disputa, viram Bossis se parado pelo lendário goleiro Harald Schumacher. Hrusbech, camisa 9 germânico, balançou as redes e eliminou os Bleus. Curiosamente, este episódio aconteceu em menos de um ano do centroavante ter feito Platini sofrer ao bater a Juventus na final da Liga dos Campeões, que era conhecida como Copa Europeia na época, atuando pela equipe do Hamburgo.


Na disputa do terceiro lugar, a França perdeu para a Polônia pelo placar de 3 a 2. Já a Alemanha Ocidental, não conseguiu superar a Itália na decisão e ficou com o vice-campeonato mundial. Das edições de Copa do Mundo de 86 até hoje, outras 29 decisões de classificação foram decididas em decisões de pênaltis. 

O fato mais curioso é que, Stielike é, até hoje, o único atleta alemão a perder uma cobrança em uma disputa tiros da marca da cal. Os tetra campeões mundiais tem um aproveitamento de 94% neste tipo de decisão. A Itália, juntamente do Brasil, são as únicas seleções campeãs do mundo cobrando penalidades máximas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações