A história de Wanchope no futebol inglês

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Wanchope atuando no West Ham

Apesar de não ser exatamente tradicional no futebol, a Costa Rica já construiu algumas histórias interessantes no esporte bretão. Além de campanhas de destaque em Copas do Mundo, o país já revelou grandes jogadores. Um deles é Paulo Wanchope, que completa 46 anos neste dia 31 de julho e que tem uma longa e interessante trajetória no futebol inglês, muito antes dele ser o torneio mais assistido no planeta entre as ligas nacionais.

Chegou a Terra da Rainha em março de 1997, atuando no Derby County. Pelos touros, pouco atuou no finalzinho daquele ano, passando a figurar mais na temporada 1997/1998. Na sua primeira temporada, seus 17 gols ajudaram o Derby a se manter na primeira divisão.  Seguiu bem no biênio seguinte, marcando 10 gols e se mantendo como uma referência ofensiva do time. Acabou negociado com o West Ham ao fim daquela temporada, após 28 gols em 83 jogos pelo Derby, bons números para um atacante de time de meio de tabela.

No West Ham venceria a Copa Intertoto da UEFA e faria um bom ano. Seus 15 gols em 47 jogos chamaram a atenção do Manchester City, clube onde passaria a maior parte de sua permanência em solo inglês. Muito antes dos Citizens se tornarem o gigante que são hoje, consegui te am tirar um dos destaques dos Hammers, numa transferência até meio esquisita para a época, que não era das melhores em Maine Road, num período onde qualquer protagonismo era um sonho distante e impossível para o "primo pobre" do Manchester United. 

Teve bom desempenho nas duas primeiras temporadas em Manchester, mostrando bom futebol e gols. Apesar dos gols, não foi capaz de evitar o descenso do City na temporada 2000/2001. Vinha desempenhando de maneira espetacular na Segunda Divisão, ironicamente chamada de First Division na época, antes de se lesionar de maneira grave e só retornar as vésperas da Copa do Mundo. Foi parte do time campeão da Segundona inglesa, marcando bons 15 gols na temporada, ajudando o City a retornar para a Premier League novamente. 


Mal jogou na temporada 2002/2003, também lesionado e no pouco que atuou no biênio 2003/2004, ajudou o City a fugir do descenso, marcando um gol essencial diante do Newcastle, que efetivamente salvou a equipe da trágica queda. Após 29 gols em 75 jogos, deixou os Sky Blues para atuar na Espanha, encerrando sua história no futebol inglês ao ir para o Málaga.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações