1998 - A primeira Copa América Feminina fora do Brasil

Por Edson de Lima
Foto: Reprodução Lance!

Seleção Brasileira conquistou o terceiro título

Em 1998, a cidade Mar del Plata, na Argentina, sediou de 1 a 15 de março daquele ano a Copa América em sua terceira edição. Esta foi a primeira vez em que participaram todas as federações representadas na Conmebol e também a primeira fora do Brasil, que havia sediado os dois certames anteriores. Mas, assim como nas edições anteriores, a Seleção Brasileira ficou com o título

Anteriormente em 1991 com 3 participantes (Brasil, Chile e Venezuela) e em 1995 com 5 participantes (Argentina, Bolivia, Brasil, Chile e Equador) as competições foram realizadas no Brasil, em Maringá no Paraná e em Uberlândia em Minas Gerais, respectivamente.

Em 1998, a Seleção Brasileira vinha de participações em competições internacionais importantes como o Mundial experimental de 1988 (China), duas Copas do Mundo oficiais da Fifa em 1991(China) e 1995 (Suécia), além do pioneiro torneio olímpico para o futebol feminino em 1996 em Atlanta nos Estados Unidos, quando foi semifinalista.

Qual era o cenário - O futebol feminino no Brasil vivia um momento de afirmação, com o estado de São Paulo realizando a segunda edição do Paulistana, torneio que entremeava equipes tradicionais do futebol e as universadades da cidade da capital paulista. O futsal feminino, grande fonte de "pé de obra" para a modalidade, também estava em visível momento de ascenção por todo o país.

Neste cenário, a Seleção Brasileira comandada pelo experiente treinador José Duarte, apresentava um progressivo processo de renovação, com atletas reveladas e principalmente visibilizadas no já citado torneio paulista.

Confira as convocadas:

(Foto: acervo pessoal Cláudia Duarte)

Goleiras
Maravilha (São Paulo)
Didi Barreto (Portuguesa)

Laterais direitas
Nenê (Corinthians)
Valéria (Portuguesa)

Zagueiras
Marisa (São Paulo)
Elane (Corinthians)
Tânia Maranhão (São Paulo)
Juliana Cabral (São Paulo)
Andréia (São Paulo)

Laterais esquerdas
Elsi (Corinthians)
Renata Capobianco (Corinthians)

Volantes
Cidinha (São Paulo)
Formiga (São Paulo)

Meias
Sissi (São Paulo)
Suzana (São Paulo)
Priscilla Oliveira "Pri Bolinha" (Portuguesa)
Fabiana Vinceste (Portuguesa)

Atacantes
Pretinha (Vasco da Gama)
Karin Pelloso (São Paulo)
Kátia Cilene (São Paulo)
Maycon (Portuguesa)
Roseli de Belo (Corinthians)

Treinador
José Duarte, para as atletas o eterno "Seo" Dudu


A campanha - 6 vitórias, 66 gols marcados, 3 gols sofridos e a artilheira da competição, Roseli de Belo com 16 gols marcados.

Brasil 15 x 0 Peru
Brasil 12 x 1 Colômbia
Brasil 14 x 0 Venezuela
Brasil 7 x 0 Chile
Brasil 11 x 1 Equador
Brasil 7 x 1 Argentina

Resultado final, Brasil campeão invicto e vaga para a Copa do Mundo dos Estados Unidos de 1999. Como é bom recordar estes momentos!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações