Paulo Cézar Caju e sua passagem pelo Olympique de Marseille

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Caju atuando no futebol francês

Um dos grandes jogadores brasileiros do século passado completa 73 anos hoje. Paulo Cézar Lima, mais conhecido como Paulo Cézar Caju, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de junho de 1949. O ponta esquerda passou por grandes times nacionais, conquistando títulos importantes e por isso chegou no futebol europeu.

Naquela época não era comum grandes jogadores saírem do Brasil para a Europa, poucos faziam isso. Caju se consagrou nacionalmente, principalmente pelos times cariocas e foi por conta do Botafogo e Flamengo que o jogador conseguiu chamar a atenção.

Além das grandes temporadas por esses clubes, o jogador teve uma passagem pela seleção brasileira. Em 1970 foi campeão mundial, ainda sem grande destaque, pois Zagallo (técnico da seleção) não conseguiu encaixar ele na equipe junto com Pelé, por conta disso acabou ficando na reserva.

Em 1974 foi titular na Copa do Mundo, acabou não conseguindo o título, mas se destacou pela Amarelinha. Após a competição, Caju foi vendido para o Olympique de Marseille e deixou o Flamengo. O ponta chegou como grande destaque da equipe Francesa, junto com outro grande craque brasileiro, Jairzinho.

Logo quando chegou já se tornou titular da equipe, que na época brigava pelo título nacional. O time era muito bom e Caju chegou com status de cereja do bolo, era o que faltava na equipe para conseguir ser campeão, já que nas últimas temporadas tinha sempre ficado entres os primeiros, mas não conseguia conquistar a competição.

O jogador foi muito importante na temporada, mas não conseguiu ajudar a equipe no principal objetivo, que era o título. Novamente o Olympique brigou pelo campeonato, mas não conseguiu dar o passo final, acabou ficando com o vice-campeonato.


Com o final da temporada, o ponta esquerda acabou retornando ao Brasil, novamente para jogar no futebol carioca, mas dessa vez para vestir o manto do Fluminense. Caju deixou a equipe Francesa com o vice-campeonato e 18 gols marcados, sendo destaque da competição.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações