A passagem de Cobi Jones pelo Vasco da Gama

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Cobi Jones treinando no Cruzmaltino

O Vasco da Gama viveu nos anos 1990 um de seus períodos mais gloriosos. Apesar dos diversos títulos conquistados naquele período, incluindo neste hall uma Libertadores e um Brasileirão, o Cruzmaltino viveu algumas histórias pitorescas também naquele período. Em 1995, as atuações boas de Cobi Jones, que completa 52 anos neste dia 16, pelos Estados Unidos na Copa América o garantiram uma contratação pelo Vasco.

Cobi chegou a São Januário vindo diretamente do Conventry City, que na época jogava uma muito menos badalada Premier League, que inclusive tinha fama do futebol "feio e brucutu" da Inglaterra. Veio ao clube depois de ótimas atuações na Copa América de 1995, onde os Estados Unidos foram semifinalistas e terminaram no terceiro lugar.

Na época, Cobi veio devido a uma parceria entre Vasco e Juan Figer, com o clube querendo ampliar mercado nos Estados Unidos. Jones, apesar disso, chegou com alguma badalação, afinal havia jogado uma Copa do Mundo e vinha de uma passagem não muito ruim na Europa. Com o elenco, por exemplo, se entrosou rapidamente era muito querido pelos companheiros. 

Porém, teve dificuldades para conseguir se adaptar ao time do Vasco, que era muito forte e tinha muitos remanescentes do tricampeonato do Cariocão em 1992, 1993 e 1994. Acabou atuando em apenas quatro partidas pelo expressinho, na Copa Rio, onde inclusive chegou a marcar um gol. Não conseguiu receber chances na equipe principal no Brasileirão. 


Se despediu do time e foi jogar pelo Los Angeles Galaxy em 1996. Pelo tradicionalíssimo time da Major League Soccer, a MLS, virou uma das maiores lendas do clube e do futebol dos Estados Unidos, sendo campeão nacional duas vezes e campeão da Copa dos Campeões da CONCACAF, título que só DC United, Los Angeles Galaxy e, é claro, o Sounders, possuem no país.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações