Os vinte anos de um tenso Brasil x Belgica pelas oitavas de final da Copa de 2002

Por: Emerson Gomes
Foto: arquivo

Gol de Wilmots anulado foi o lance da partida

Neste 17 de junho completam-se vinte anos de uma manhã de tensão e muita festa após a vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Bélgica em partida válida pelas oitavas de fiinal do Mundial de 2002. A partida, realizada no Estádio Misaki Park em Kobe, no Japão, a segunda fase da nossa seleção começava com o pé direito naquela segunda feira pela manhã em terras brasileiras.

A Seleção Canarinho fizera uma campanha perfeita na primeira fase, liderando o grupo C após vencer Turquia, China e Costa Rica e começava a ganhar a confiança da torcida. Os Belgas se classificaram na segunda posição H vencendo a Russia, e empatando com Tunísia e Japão e com uma seleção bem organizada tentava ser a zebra das oitavas.

A partida já começou com os Belgas levando perigo com Mbo Mpenza antes ainda do primeiro minuto. O ataque brasileiro passou a aparecer aos 18' com Ronaldo chutando para fora. Aos 22' Rivaldo tentou de voleio, e um minuto depois foi Ronaldinho de falta, sem sucesso. Aos 26' o experiente Marc Wilmots tentou também de voleio, e a bola passou por cima.

E aos 35' veio o lance polêmico, após cruzamento na área Wilmots marcou para a Bélgica, mas o arbitro Peter Prendergast anulou alegando falta claramente inexistente em Roque Júnior. A partida seguiu e ao intervalo o placar permaneceu sem gols.

A segunda etapa começou com os Diabos Vermelhos melhores na partida, e tendo a melhor chance aos 17' com Wilmots, obrigando Marcos a se esticar todo para manter o zero no placar. O lance acordou os Brasileiros, que passaram a atacar.

E ao atacar o talento apareceu, aos 22' Rivaldo dominou uma bola difícil e em bela batida marcou o primeiro, 1 a 0. Após o gol a partida seguiu nervosa, com os Belgas pressionando. O gol da tranquilidade brasileira só viria aos 41' após Kleberson servir a Ronaldo para marcar, 2 a 0. A seleção Belga tentou mas era tarde. Fim de jogo e vitória Canarinho.


Após a partida os belgas lembraram do gol mal anulado por muito tempo, pois só voltariam a Copa em 2014 e se vingariam em 2018 eliminando o Brasil. A seleção Canarinho seguiu para as quartas de final e posteriormente vencer o Mundial.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações