Os 20 anos da vitória com quatro "R's" do Brasil sobre a China na Copa do Mundo de 2002

Por: Emerson Gomes
Foto: arquivo

 Roberto Carlos abriu o placar com uma bomba em cobrança de falta

No dia de hoje, 8 de junho, completam-se vinte anos da segunda partida da Seleção Brasileira na Copa de 2002, partida marcada para um sábado, as 8 da manhã de Brasília, no Jeju World Cup Stadium, em Seogwipo, na Coreia do Sul. E o fim de semana que nascia com ares cinzentos, foi colorido de verde e amarelo após os noventa minutos e com assinatura dos "quatro R's" do time comandado por Felipão.

Após uma estréia com vitória apertada de virada sobre a Turquia por 2 a 1 com pênalti polêmico a equipe brasileira vivia clima de certa desconfiança da torcida. Jogadores como Roberto Carlos eram cobrados pela má atuação na primeira partida. Já os Chineses estreando em Copas se permitiam sonhar com um bom resultado frente a seleção Canarinho.

E os Chineses tiveram a primeira chance aos 3' com o zagueiro Wei Du. A tensão já pairava sob os olhares dos torcedores quando enfim o primeiro "R" apareceria. Aos 15' em uma das suas sempre potentes cobranças de falta Roberto Carlos estufou a rede para marcar enfim seu gol em Copas, 1 a 0 Brasil. Após o gol os brasileiros se acalmaram e se soltaram em campo.

Ronaldinho começou a se soltar na partida com jogadas de plasticidade, e aos 32' serviu Rivaldo que sozinho marcaria o segundo, 2 a 0 Brasil. A partir daí o Brasil dominou, aos 45' Ronaldo teve sua camisa puxada dentro da área, pênalti. Na cobrança Ronaldinho não deu chances ao goleiro Jin Jiang, 3 a 0. E este seria o resultado ao intervalo.

Na volta para o segundo tempo a seleção diminuiu o ritmo, mas ainda faltava o tento do goleador para selar grande apresentação brasileira na noite coreana. E ele veio aos 9' após grande arrancada de Cafu pela direita, em que Ronaldo foi mais veloz do que a defesa para marcar, 4 a 0. Festa completa com gols dos "quatro R's". A partir daí a seleção diminuiu o ritmo de vez e procurou fazer o tempo passar até o fim da partida.


Após a vitória a missão dos Brasileiros seria vencer a Costa Rica para ser o primeiro colocado do grupo, e posteriormente vencer a Copa do Mundo em campanha perfeita. Já os Chineses seguiriam para aquela que até hoje é sua última partida em mundiais, contra a Turquia.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações